O Deus que nos alcança

 Lições da Bíblia1

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Ele nos deu um mundo perfeito, e Seu propósito era que vivêssemos em perfeita conexão com Ele, num relacionamento centrado em Seu atributo mais precioso: o amor. Para que o amor fosse real, Deus também nos deu um dom precioso: o livre-arbítrio – a liberdade de escolher. Deus instruiu Adão e Eva sobre as consequências mortais da desobediência (Gn 2:16, 17). Satanás persuadiu Eva de que ela poderia comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, sem resultados negativos. Afirmou: “Como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal” (Gn 3:5). Infelizmente, Eva escolheu comer o fruto e o deu a Adão, que fez a mesma escolha. A criação foi manchada pelo pecado.

Aquele momento mudou o plano e o propósito originais de Deus para o recém-criado planeta Terra. A missão de salvação, que tinha sido concebida “antes da fundação do mundo” (Ef 1:4), teria de ser implementada.

1. Leia Gênesis 3:9-15. Quais foram as primeiras palavras de Deus a Adão depois que ele e Eva caíram, e por que essa declaração é tão significativa teologicamente até os dias atuais?

Gênesis 3:9-15 “9 E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou: — Onde você está? 10 Ele respondeu: — Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. 11 Deus perguntou: — Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu da árvore da qual ordenei que não comesse? 12 Então o homem disse: — A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi. 13 Então o Senhor Deus disse à mulher: — Que é isso que você fez? A mulher respondeu: — A serpente me enganou, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: — Por causa do que você fez, você é maldita entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Você rastejará sobre o seu ventre e comerá pó todos os dias da sua vida. 15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.

Claro, Deus sabia onde eles estavam. Dominados pelo medo, eram eles que precisavam ver o que estava acontecendo. Mas também precisavam ser confrontados para que entendessem as consequências de seu pecado. Satanás também precisava ser derrotado. Para isso, Deus começou a apresentar Sua missão: o plano da redenção (Gn 3:14, 15) – a única esperança de reconciliar Consigo o mundo (2Co 5:19).

No entanto, precisamos prestar atenção ao fato de que, antes do confronto e da promessa de reconciliação, Deus foi em busca da humanidade caída. Apesar da situação aparentemente sem esperança, Deus revelou em essência duas questões na pergunta a Adão: nossa condição decaída e Sua natureza missionária. Estamos perdidos e necessitamos de salvação. Ele nos busca para salvar e estar conosco.

Ao longo da história, Deus continua perguntando: “Onde você está?” [Gn 3:9] Em sua experiência pessoal, o que isso significa para você, e como tem respondido a Ele?

Sábado, 30 de setembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos