O Deus que Se tornou Um conosco

 Lições da Bíblia1

O AT mostra como o Criador começou a implementar um plano por meio de um povo que deveria representar Sua natureza e Seu propósito para o mundo. Tudo o que Deus fez estava de acordo com Sua estratégia missionária. Por meio de Isaías, Ele disse: “Eu sou Deus, e não há outro; Eu sou Deus e não há outro semelhante a Mim. Desde o princípio anuncio o que há de acontecer […]. Eu digo: o Meu conselho permanecerá em pé, e farei toda a Minha vontade” (Is 46:9, 10). Contudo, no NT, o desejo de Deus de estar com a humanidade assume uma nova dimensão. Aquilo que foi apenas uma promessa no Éden (Gn 3:15) tornou-se realidade por meio da encarnação de Cristo.

3. Leia a narrativa do anúncio do nascimento de Jesus em Mateus 1:18-23. Que coisas essenciais esse relato nos diz sobre Deus?

Mateus 1:18-23 (NAA)2: “18 O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, estava comprometida para casar com José. Mas, antes de se unirem, ela se achou grávida pelo Espírito Santo. 19 José, com quem Maria estava para casar, sendo um homem justo e não querendo envergonhá-la em público, resolveu deixá-la sem que ninguém soubesse. 20 Enquanto ele refletia sobre isso, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo: — José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. 22 Ora, tudo isto aconteceu para se cumprir o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta: 23 ‘Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel.’

“Deus conosco”. Emanuel. Deus tinha habitado entre o Seu povo no santuário e habitou com eles na pessoa física de Jesus de Nazaré. Com o nascimento de Jesus, Deus mostrou de modo concreto Seu desejo contínuo de estar conosco em natureza e missão: o Filho de Deus era plenamente humano e totalmente divino. Ele afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6).

4. Leia João 1:14-18. O que podemos aprender sobre a missão de Deus para conosco com a encarnação de Cristo?

João 1:14-18 (NAA)2: “14 o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. 15 João dá testemunho a respeito dele e exclama: — Este é aquele de quem eu dizia: “Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois já existia antes de mim.” 16 Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou.”

Deus avançou com Sua missão e, por meio de Cristo, esteve presente em carne entre Seus filhos. O “Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1:14, NVI) cumpriu as profecias do AT e, de acordo com o plano divino, tornou-Se Um conosco. O Deus da missão continuava a cumprir Seu propósito.

Reflita: o amor de Deus por nós é tão grande que Ele veio a nós em nossa própria humanidade. Como devemos reagir a esse amor, especialmente em se tratando de missão para com os outros?

Terça-feira, 03 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos