O Deus triúno: a origem da missão

 Lições da Bíblia1

A missão de Deus nas Escrituras tem Jesus na frente e no centro como o único caminho para a salvação. O próprio Cristo declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6). Mas também nos ajuda a entender a centralidade do Deus triúno para Sua missão.

Tudo o que Cristo fez foi para Seu Pai celestial ou teve origem no Pai (Jo 4:34; 5:30; 12:45). No entanto, devemos sempre lembrar que a missão de Jesus não começou quando Ele veio ao mundo. Ele a havia recebido do Pai mesmo antes da criação do mundo (compare com Ef 1:4; 1Pe 1:20)

Ef 1:4 (NAA)2: “Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor”

1Pe 1:20 (NAA)2: [“Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês.”

Portanto, Deus planejou buscar a humanidade mesmo antes de lançar as bases do nosso planeta, e intencionalmente entrou na história para cumprir esse propósito.

O Filho criou o mundo (Jo 1:3) e, na “plenitude do tempo” (Gl 4:4), Deus demonstrou Seu amor enviando o Filho para a Terra (Jo 3:16, 17). O Filho veio, morreu na cruz e venceu a morte. Então, enviado pelo Pai, o Espírito veio aqui (Jo 14:26; 16:7), convence o mundo (Jo 16:8-11) e dá continuidade à missão do Pai e do Filho capacitando e enviando o povo de Deus para a missão (Jo 14:26; 16:13, 14).

1. Leia João 20:21, 22. Como a compreensão de que a missão tem sua origem no Pai, no Filho e no Espírito Santo deve moldar nossa missão?

João 20:21, 22 (NAA)2: “21 E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. 22 E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam o Espírito Santo.

Embora a palavra “trindade” não conste na Bíblia, são inúmeras as evidências envolvendo as três Pessoas da Trindade focadas na missão. Por exemplo, após a ressurreição, Cristo apareceu aos discípulos e prometeu: “Eis que envio sobre vocês a promessa de Meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto” (Lc 24:49, ênfase suprida). Vemos a realidade da missão da Trindade em uma frase: a promessa do Pai, a certeza do Filho a respeito do cumprimento da promessa e a promessa em si, a vinda do Espírito Santo (ver Lc 3:16; At 1:4, 5, 8).

Lc 3:16 (NAA)2: “João tratou de explicar a todos: — Eu, na verdade, batizo vocês com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias; ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

At 1:4, 5, 8 (NAA)2: “4 E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: — Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim. 5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias. […] 8 Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra

Aprendemos com isso que a missão não é nossa. Pertence ao Deus triúno. Como tal, não falhará.

Pai, Filho e Espírito Santo estão envolvidos na obra de salvar pessoas. Em que sentido esse fato nos traz conforto?

Domingo, 08 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos