Submissão à vontade divina

 Lições da Bíblia1

5. Leia Gênesis 12:1-9. O que esses versos ensinam sobre a submissão à vontade divina, mesmo quando o caminho à frente não parece claro?

Gênesis 12:1-9 (NAA)2: “1 O Senhor disse a Abrão: — Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei. 2 Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! 3 Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra. 4 Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe havia ordenado. E Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 Abrão levou consigo a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam adquirido e as pessoas que lhes foram acrescentadas em Harã. Partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. 6 Abrão atravessou a terra até Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. 7 O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: — Darei esta terra à sua descendência. Ali Abrão edificou um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido. 8 Passando dali para o monte a leste de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel a leste e Ai a oeste. Ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. 9 Depois, Abrão partiu dali, indo sempre na direção do Neguebe.”

Uma das principais qualidades de Abrão foi sua submissão à vontade divina. Todas as suas experiências com Deus foram caracterizadas por essa submissão.

Seu chamado: Abrão recebeu um chamado desafiador: “O Senhor disse a Abrão: – Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei” (Gn 12:1). Ao ouvir uma voz do Céu, sua primeira reação poderia ter sido desconsiderar essa voz, pensando que fosse uma alucinação. Ou poderia ter desafiado a mensagem, dizendo algo como: “Eu não quero ir; gosto daqui”. “A terra que lhe mostrarei” pode ter parecido uma descrição estranha de um destino! Mas ele aceitou o chamado. Submeteu sua vontade à vontade de Deus e deixou a casa de seu pai e seu país: “Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe havia ordenado” (Gn 12:4).

Escolha da terra: Houve uma discussão entre os servos de Ló e os de Abrão, mas Abrão não era homem de lutar com sua própria carne e sangue. Ele se submeteu à vontade de Deus, que novamente o abençoou: “O Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: – Erga os olhos e olhe de onde você está para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste; porque toda essa terra que você está vendo, Eu a darei a você e à sua descendência, para sempre” (Gn 13:14, 15).

Destruição de Sodoma e Gomorra: Quando Deus revelou o destino das cidades, Abraão tentou salvá-las. Como não havia sequer dez pessoas justas nesses lugares, eles foram destruídos. Abraão se submeteu ao Senhor e aceitou o juízo sobre as cidades.

O Senhor foi capaz de usar Abraão por causa de sua submissão a Ele em todas as circunstâncias. Assim devemos agir no presente.

Desafio: Em nossas cidades, enfrentamos obstáculos para pregar o evangelho de forma adequada e eficaz. Precisamos suplicar a intervenção divina.

Desafie-se: Encontre um meio de entrar em contato com alguém diretamente afetado por uma situação difícil. Diga a essa pessoa que está orando por ela e peça a Deus que lhe mostre o que você pode fazer para ajudar.

Quinta-feira, 26 de outubro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos