Ajudar os feridos

 Lições da Bíblia1

Quem já não sentiu que este mundo é doloroso? Não importa se vivem na riqueza e materialismo, ou na pobreza e com necessidades materiais, as pessoas estão machucadas, sofrendo, lutando. Para entender que apenas a riqueza material não chega nem perto de garantir a felicidade ou a paz, basta ler sobre a impressionante quantidade de dinheiro gasto com antidepressivos no mundo ocidental a cada ano.

4. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Lc 4:18). O que Jesus fez e o que nós também, em nossa própria esfera, devemos fazer pelos necessitados?

Jesus procurou ajudar a todos em suas necessidades. Devemos fazer o mesmo.

Deus nos chama para atender às necessidades de todos, apesar de não sabermos se algum dia aceitarão Jesus. Embora alcançar pessoas para Jesus seja o fundamento de nossa missão, precisamos ajudar os necessitados puramente porque precisam de ajuda. Nós os ajudamos porque aceitamos Jesus como nosso Senhor, e é isso que Ele nos chama a fazer.

O exemplo de Jesus de tentar satisfazer as necessidades de todos é um princípio bíblico a seguir. Nem todos a quem Ele ajudou O aceitaram.

Para ajudar os outros, precisamos estar cientes de suas necessidades. Cada cultura tem sua própria maneira de mostrar como tratar um amigo. Na Índia, é costume servir comida ou bebida ao entreter os visitantes. É mais fácil dar dinheiro a um estranho do que confortar um amigo que acabou de perder um ente querido. Talvez seu amigo precise de algo mais do que dinheiro ou coisas físicas. Muitas vezes, seu apoio solidário durante o período de uma grande perda é muito mais útil.

O princípio importante de ser o ajudante de Jesus para com nossos amigos começa primeiro com o objetivo de mostrar amor altruísta a eles, entendendo suas necessidades antes de tentar oferecer ajuda. Então ofereça a ajuda de que eles precisam, mesmo que não estejam prontos a seguir a Jesus.

Leia Mateus 25:34-40. Que mensagem esse texto apresenta para nós?

Mt 25.34–40 (NAA)2:  “34 — Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo. 35 Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; 36 eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.’ 37 — Então os justos perguntarão: ‘Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? 38 E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? 39 E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?’ 40 — O Rei, respondendo, lhes dirá: ‘Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.’”

Quarta-feira, 22 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos