Amar os outros como amamos a nós mesmos

 Lições da Bíblia1

6. Leia Mateus 22:37-40. De que modo o que Jesus disse nesses versos se compara à resposta do intérprete em Lucas 10:27, 28?

Mt 22:37-40 (NAA)2: 37 Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” 38 Este é o grande e primeiro mandamento39 E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”

Lc 10:27, 28 (NAA)2: “27 A isto ele respondeu: — ‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento.’ E: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ 28 Então Jesus lhe disse: — Você respondeu corretamente. Faça isto e você viverá.”

De acordo com Mateus 22:37-40, Jesus deixou claro que a expressão cotidiana da verdadeira crença depende desses dois mandamentos. E Lucas 10:27, 28 deixa claro que, se alguém faz essas duas coisas, então ele terá a vida eterna.

“O amor é o princípio básico do governo de Deus no Céu e na Terra e deve ser o fundamento do caráter cristão. Unicamente isso pode torná-lo e guardá-lo inabalável; habilitá-lo a resistir às provas e tentações” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus [CPB, 2022], p. 21).

7. Leia Gálatas 5:14; Miqueias 6:6-8; 1 João 4:20, 21. Como esses versos reforçam o que Jesus nos disse?

Gálatas 5:14 (NAA)2: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: ‘Ame o seu próximo como a você mesmo.’”

Miqueias 6:6-8 (NAA)2: “6 Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei diante do Deus excelso? Virei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?  7 Será que o Senhor se agrada com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? 8 Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.

1 João 4:20, 21 (NAA)2: “20 Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.

De acordo com Paulo, “toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: ‘Ame o seu próximo como a você mesmo’” (Gl 5:14). Para o apóstolo, o amor a Deus só pode ser visto na prática quando é exemplificado no modo como tratamos as pessoas. Embora tenha afirmado que “o justo viverá por fé” (Rm 1:17), viver pela fé não é algo que fique em oculto, desconhecido ou invisível para os outros. Paulo, Miqueias e João deixaram claro que obras práticas demonstram a realidade da fé que afirmamos ter.

Em 1 Coríntios 13, Paulo declarou de forma bastante convincente que se alguém afirma ter grande conhecimento, ou realiza grandes obras, ou tem grande fé, ou mesmo entrega a própria vida, mas não tem amor, então essa pessoa se tornou como “o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Co 13:1).

Leia a citação de Ellen G. White acima. Ela diz que somente por meio do amor as pessoas podem permanecer firmes e suportar a tentação. Isso mostra que o mandamento de amar não é salvação pelas obras, mas uma expressão da fé que temos em Jesus. Que decisões precisamos tomar para que esse amor mude a nossa maneira de pensar e de agir?

Quarta-feira, 15 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos