Lições da Bíblia1

Quem somos? Por que estamos aqui? O que acontece quando morremos? Qual é o nosso destino final? Estas são as perguntas mais importantes que os seres mortais, que sabem que são mortais (ostras e galinhas também o são, mas não sabem disso), podem fazer. Lucas relatou que alguém foi a Jesus com a pergunta mais crucial de todas.

1. Leia Lucas 10:25. O que esse intérprete da Lei perguntou e por quê?

Lc 10.25 “E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o objetivo de pôr Jesus à prova e lhe perguntou: — Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Por mais sério que fosse o questionamento, a Bíblia afirma que ele foi feito para testar Jesus. Alguns fazem questionamentos com ceticismo e incredulidade e podem nem sequer estar interessados, mas ainda podem ser alcançados. Foi assim que Jesus olhou para o intérprete da Lei, mesmo sabendo que suas intenções não eram genuínas. No entanto, para o intérprete e para o público, essa pergunta era uma abertura que Jesus poderia usar para instigá-los a examinar o próprio coração deles. Mesmo sabendo dos motivos do intérprete, Jesus não o ignorou nem foi desrespeitoso com ele.

Afinal, que pergunta poderia ser mais importante do que esta: “Que farei para herdar a vida eterna?” Não importa quais sejam nossos rituais ou práticas religiosas, por trás de todos eles está essa questão crucial. Em contraste com essa pergunta, o que mais realmente importa para seres cujas vidas são descritas como “neblina que aparece por um instante e logo se dissipa” (Tg 4:14)? Pois que outra opção há além da vida eterna senão a morte eterna?

2. Leia 1 Coríntios 15:30-32. Que ideia Paulo apresentou que ressalta a importância da vida eterna?

1Co 15.30–32 “30 E por que também nós nos expomos a perigos a toda hora? 31 Dia após dia, morro! Eu afirmo isso, irmãos, pelo orgulho que tenho de vocês, em Cristo Jesus, nosso Senhor. 32 Se, como homem, lutei em Éfeso contra feras, qual foi o meu proveito? Se os mortos não ressuscitam, ‘comamos e bebamos, porque amanhã morreremos’.”

Por mais duvidosas que fossem suas razões, o intérprete fez uma pergunta crucial, e Jesus, sempre atento para usar toda e qualquer oportunidade para a missão, aproveitou essa ocasião para alcançar pessoas.

Como podemos estar atentos para aproveitar cada oportunidade que surja em nosso caminho para testemunhar, mesmo que as circunstâncias não sejam ideais?

Domingo, 12 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote