Missão junto aos poderosos
Lições da Bíblia1
Jesus sabia como fazer amizade com os poderosos. Ele era admirado e respeitado por muitas dessas pessoas e, ao mesmo tempo, também era desprezado por muitos. As pessoas poderosas que foram a Jesus em busca de ajuda sentiram que Ele Se importava com elas. Além disso, muitos dos ricos e poderosos não foram abertamente a Jesus de imediato; eles esperaram até que tivessem certeza de que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus. Foi assim com Nicodemos e com José de Arimateia.
7. Leia Mateus 27:57-60 (ver também Mc 15:43-47; Lc 23:50-53; Jo 19:38-42). Como o Senhor usou um homem rico que havia sido impactado?
Mateus 27:57-60 (NAA)2: “57 Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José, que era também discípulo de Jesus. 58 Este foi até Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse entregue. 59 E José, levando o corpo, envolveu-o num lençol limpo de linho 60 e o depositou no seu túmulo novo, que ele tinha mandado abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do túmulo, foi embora.”
Mc 15:43-47 (NAA)2: “43 José de Arimateia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se ousadamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44 Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que Jesus tinha morrido. 45 Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José. 46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o num lençol que tinha comprado e o depositou num túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo. 47 Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.”
Lc 23:50-53 (NAA)2: “50 E eis que havia um homem, chamado José, membro do Sinédrio, homem bom e justo, 51 que não tinha concordado com o plano e a ação dos outros; era natural de Arimateia, cidade dos judeus, e esperava o Reino de Deus. 52 Ele foi até Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. 53 E, tirando-o da cruz, envolveu-o num lençol de linho e o depositou num túmulo aberto numa rocha, onde ninguém havia sido sepultado ainda.”
Jo 19:38-42 (NAA)2: “38 Depois disso, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus — ainda que em segredo, porque tinha medo dos judeus —, pediu a Pilatos permissão para tirar o corpo de Jesus. E Pilatos deu permissão. Então José de Arimateia foi e retirou o corpo de Jesus. 39 E Nicodemos, aquele que anteriormente tinha ido falar com Jesus à noite, também foi, levando cerca de trinta e cinco quilos de um composto de mirra e aloés. 40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os óleos aromáticos, como é costume entre os judeus na preparação para o sepultamento. 41 No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim; neste jardim havia um túmulo novo, no qual ninguém ainda tinha sido colocado. 42 Ali, por causa da preparação dos judeus e porque o túmulo ficava perto, colocaram o corpo de Jesus.”
Até esse momento, não ouvimos nada de José de Arimateia. De repente, esse homem rico aparece, quase do nada, e é usado para o cumprimento da profecia. Deus usou e continuará a usar os ricos para Seus propósitos. Por isso, no cumprimento da missão, a igreja deve alcançá-los também.
Nessa obra, o primeiro desafio é fazer amizade com pessoas poderosas. Permita que Deus dirija os encontros com tais pessoas. Jesus fez isso; elas se tornaram testemunhas de Sua mensagem, cura e poder. Elas foram convencidas “nos bastidores” de que Ele era o Filho de Deus.
Pessoas poderosas procurarão associar-se com o ministério genuíno por uma série de razões. Elas querem fazer parte de algo bom que está mudando a vida das pessoas. Elas sabem que o envolvimento com essa obra pode mudar também a vida delas. Essa é a maneira sutil pela qual ricos e poderosos podem obter a ajuda de que precisam sem divulgar publicamente suas necessidades.
Uma outra etapa é começar um ministério genuíno como uma avenida pela qual ricos e poderosos participem do serviço de Deus. Reserve algum tempo para investir na vida dos ricos e poderosos em sua sociedade.
Desafio: Adicione à sua lista de oração diária algum incrédulo que esteja em posição de poder, alguém com quem você possa entrar em contato.
Desafie-se: Envie uma carta ou e-mail para alguém em posição de poder – mesmo que você nunca tenha visto essa pessoa – e diga que está orando por ela.
Quinta-feira, 30 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.