O método e a resposta de Jesus

 Lições da Bíblia1

O objetivo do intérprete era testar Jesus, mas o Mestre conhecia as intenções dele. Deus conhece os anseios e desejos do nosso coração mais do que nós mesmos. E não conhecemos o coração ou as razões dos que nos questionam, não é mesmo?

Às vezes, pessoas de outras religiões nos questionam sobre nossa fé. Por exemplo, amigos muçulmanos nos fazem perguntas relacionadas à divindade de Jesus: “Onde na Bíblia Jesus disse que Ele é Deus?”, ou “Por que você diz que há um Deus se há três pessoas na Trindade?” Embora essas pareçam perguntas provocativas, a necessidade que essas pessoas têm de Jesus pode ser genuína e representar um profundo anseio ou vazio. Não conhecemos o coração deles; não precisamos. Devemos apenas ministrar aos outros da melhor forma que pudermos, independentemente de suas mais profundas motivações.

3. Como esses versos nos ajudam a entender a resposta de Jesus para o intérprete em Lucas 10:26? Mt 26:56; At 17:11; 1Co 15:3; 2Tm 3:16

Lc 10.26 “Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?

Mt 26.56 “Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.”

At 17:11 “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

1Co 15.3 “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,”

2Tm 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

Às vezes queremos respostas, mas não nos esforçamos para encontrá-las. Jesus disse: “O que está escrito na Lei? Como você a entende?” (Lc 10:26). Ele apontou para um aspecto importante do aprendizado. Em vez de apenas ouvir o que os outros dizem, precisamos ler as Escrituras (a Palavra de Deus). As respostas já estão lá, e o Espírito Santo atua em nosso coração para nos impressionar com o que precisamos fazer.

Deus nos deu a Sua Palavra. Nela encontramos toda a verdade de que precisamos saber a respeito de como devemos viver, tratar os outros e “herdar a vida eterna”. Professores e ministros têm papel importante, mas, no fim, devemos ir à Bíblia e buscar as verdades que importam. “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra; ela é luz para os meus caminhos” (Sl 119:105). Esse verso não é apenas poesia; é a verdade sagrada, que aponta para a Palavra e sua importância para o crente.

Jesus, a Palavra de Deus que Se fez carne, sempre direcionou a todos para a Palavra escrita. O que isso nos diz sobre a importância da Bíblia e sobre a razão pela qual devemos rejeitar qualquer raciocínio filosófico ou teológico que diminua nossa confiança na Bíblia?

Segunda-feira, 13 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos