Uma imagem da igreja primitiva

 Lições da Bíblia1

Atos 2 termina com uma bela imagem de como era a igreja primitiva. Atos 2:41 diz que houve “um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. Poderíamos ler isso para dizer que alguém fez as contas e acrescentou o número de novos crentes ao número de crentes existentes e estabeleceu um novo total de membros para o grupo. Mas esse é um entendimento superficial. Subentendida na escolha das palavras está a ideia de que esses crentes recém-batizados se tornaram parte do grupo como iguais.

Entretanto, uma função central da igreja cristã primitiva era o discipulado. À medida que novos membros eram adicionados, eles eram discipulados de três maneiras. Primeiro, continuavam a ser ensinados na doutrina e na comunhão dos apóstolos. As palavras “doutrina” e “comunhão” nesse texto significam literalmente “instrução” e “companheirismo”. A pregação dos apóstolos confrontava crenças incorretas e oferecia novas explicações para o que as pessoas estavam vendo e experimentando. Mas não as ensinava a viver essa nova verdade na prática. Em vez disso, a aplicação da verdade à vida acontecia no relacionamento ocorrido no grupo. Os novos crentes eram cuidadosa e intencionalmente discipulados por meio do ensino direto, bem como por meio da participação na vida diária dos outros crentes, tudo sob a supervisão e liderança dos apóstolos espiritualmente maduros e fundamentados.

A pregação pobre diz às pessoas o que fazer, mas não como fazer. No entanto, mesmo que se leia livros ou se ouça sermões que expliquem como fazer, não existe melhor forma de aprender algo do que ver pessoas fazendo e, em seguida, imitá-las. Paulo sabia disso e instruiu seus seguidores a imitá-lo como ele havia imitado Jesus (1Co 11:1). Quando outros podem ver você e a realidade de sua experiência com Cristo, isso irá impactá-los também.

Desafio: Pense em alguém que você gostaria que fosse um crente. Ore todos os dias para que ele tenha uma experiência pessoal com Jesus.

Desafio: Quem você está discipulando e levando a um relacionamento com Jesus? Procure maneiras de trazer essa pessoa à comunhão com outros crentes.

Quinta-feira, 09 de novembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos