Buscando as multidões
Lições da Bíblia1
Apesar dos desafios externos e internos, Jesus graciosamente estende o chamado para a Sua missão nas cidades.
2. Leia Mateus 9:35-38. O que isso nos ensina sobre a missão para com as multidões, onde quer que as encontremos?
Mateus 9:35-38 (NAA)2: “35 E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. 36 Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 37 Então Jesus disse aos seus discípulos: — A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
Jesus era movido por compaixão pelas multidões, como as que se encontram nas cidades. Lucas 19:41 descreve como Jesus chorou sobre Jerusalém. Podemos não entender a profundidade do Seu amor, mesmo pelas “massas anônimas” que vivem nas cidades. É por isso que em Mateus 9:38 Jesus nos disse para orar, a fim de que nossos motivos e sentimentos sejam como os Dele.
3. Leia Mateus 4:23-25. Quando Jesus começou Seu ministério, de quais localidades vinha o povo?
Mateus 4:23-25 (NAA)2: “23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo. 24 E a sua fama correu por toda a Síria. Trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoniados, epilépticos e paralíticos. E ele os curou. 25 E da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia e do outro lado do Jordão numerosas multidões o seguiam.”
Em Mateus 4:25, as multidões que seguiam Jesus vinham da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia e do outro lado do Jordão. Além de Samaria, que região faltava? A região costeira de Tiro e Sidom, parte da Fenícia, ao longo do Mar Mediterrâneo e noroeste da Galileia. Agora entendemos por que Jesus foi àquela região! A viagem à região de Tiro e Sidom foi uma das viagens missionárias transculturais de Jesus.
“Depois do encontro com os fariseus, Jesus Se retirou de Cafarnaum e, atravessando a Galileia, dirigiu-Se para a região montanhosa das fronteiras da Fenícia. Olhando para o oeste, avistava, estendendo-se pelas planícies embaixo, as antigas cidades de Tiro e Sidom, com os templos pagãos, os luxuosos palácios e mercados, e os portos cheios de embarcações” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 315).
Como podemos ajudar as pessoas a ver quão fúteis são os “luxuosos palácios e mercados” e o motivo pelo qual precisam de Jesus?
Segunda-feira, 11 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.