Êxito na missão

 Lições da Bíblia1

O que é êxito na missão? Podemos ser tentados a pensar que são muitos batismos, igrejas grandes e ritmo rápido de crescimento. Podemos sentir que o sucesso consiste em entrar com a verdade em cada tribo e grupo de pessoas na Terra, e que podemos acelerar esse processo usando o rádio, a internet e a TV. Embora tudo isso possa ser bom, devemos lembrar o que Paulo escreveu à comunidade de fé em Corinto: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1Co 3:6). Em outras palavras, nosso foco é estar no processo; o foco de Deus estará no crescimento.

Já vimos que o objetivo da missão de Deus é salvar os perdidos de todos os grupos de pessoas na Terra, tornando-os discípulos leais de Jesus, envolvidos em Sua missão.

6. Leia os textos a seguir. O que eles nos dizem sobre o caráter daqueles que se tornam seguidores de Jesus?

2Co 11:2 (NAA)2: “Tenho zelo por vocês com um zelo que vem de Deus, pois eu preparei vocês para apresentá-los como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.

Is 30:21 (NAA)2: “Quando vocês se desviarem para a direita ou para a esquerda, ouvirão atrás de vocês uma palavra, dizendo: ‘Este é o caminho; andem nele.’

Jo 10:27 (NAA)2: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”

Jo 16:12, 13 (NAA)2: “12 — Tenho ainda muito para lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. 13 Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.”

2Ts 2:9-11 (NAA)2: “9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a ação de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios da mentira, 10 e com todo engano de injustiça aos que estão perecendo, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11 É por este motivo que Deus lhes envia a operação do erro, para darem crédito à mentira,

Hb 3:12, 13 (NAA)2: “12 Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e descrente, que se afaste do Deus vivo. 13 Pelo contrário, animem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.

1Jo 1:8 (NAA)2: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós.”

1Jo 1:9 (NAA)2: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Ap 7:14 (NAA)2: “Respondi: — O senhor sabe. Então ele me disse: — Estes são os que vêm da grande tribulação, que lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

Ap 19:8 (NAA)2: “8 A ela foi permitido vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro.” Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.”

Os discípulos de Jesus são puros e permanecem leais a Ele como uma noiva pura a seu noivo. Eles seguem o Mestre à medida que Ele os conduz por meio da voz mansa e suave do Espírito Santo. Isso inclui levar-nos ao trabalho missionário aos outros. Não há engano nesses discípulos. Eles não são desviados por dúvidas debilitantes, falsos ensinamentos nem imoralidade. E eles não se sentem moralmente superiores aos outros. Reconhecem que são imperfeitos e que necessitam da graça e da misericórdia divinas purificadoras. Visto que compreendem isso, também estão abertos a receber correção e instrução de outros crentes. O sucesso na missão está em fazer esse tipo de discípulo.

O que significa ser uma “virgem pura” para Cristo (2Co 11:2)? Como podemos, sendo pecadores, estar nessa condição diante de Deus e conduzir outros para se tornarem “virgens puras” para Cristo?

Quarta-feira, 27 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos