Fé na Terra?

 Lições da Bíblia1

Em Lucas 18:8, Jesus fez esta pergunta no fim de uma de Suas parábolas: “Quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a Terra?” Como discípulos de Cristo hoje, precisamos ver o que Jesus está procurando. Nessa história, vemos que Jesus está à procura de uma fé que resplandeça mesmo em meio às trevas.

6. Leia Mateus 8:10, 13; 9:2; 20:29-34; Marcos 2:5; 10:46-52; Lucas 18:35-43. Nessas passagens, quem Jesus descreve como tendo fé?

Mateus 8:10, 13 (NAA)2: “10 Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o acompanhavam: — Em verdade lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta. 11 Digo a vocês que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos Céus. 12 Mas os filhos do Reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. 13 Então Jesus disse ao centurião: — Vá! E seja feito conforme você crê. E, naquela mesma hora, o servo do centurião foi curado.

Mateus 9:2 (NAA)2: “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, vendo a fé que eles tinham, disse ao paralítico: — Coragem, filho; os seus pecados estão perdoados.”

Mateus 20:29-34 (NAA)2: “29 Saindo eles de Jericó, uma grande multidão seguia Jesus. 30 E eis que dois cegos, sentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, começaram a gritar: — Senhor, Filho de Davi, tenha compaixão de nós! 31 Mas a multidão os repreendia para que se calassem. Eles, porém, gritavam cada vez mais: — Senhor, Filho de Davi, tenha compaixão de nós! 32 Jesus parou, chamou-os e perguntou: — O que vocês querem que eu lhes faça? 33 Eles responderam: — Senhor, que se abram os nossos olhos. 34 Profundamente compadecido, Jesus tocou nos olhos deles. E imediatamente recuperaram a vista e o seguiram.

Marcos 2:5 (NAA)2: “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: — Filho, os seus pecados estão perdoados.”

Marcos 10:46-52 (NAA)2: “46 E foram para Jericó. Quando Jesus saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, um cego mendigo, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho 47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! 48 E muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava cada vez mais: — Filho de Davi, tenha compaixão de mim! 49 Jesus parou e disse: — Chamem o cego. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: — Coragem! Levante-se, porque ele está chamando você. 50 Atirando a capa para o lado, o cego levantou-se de um salto e foi até onde estava Jesus, 51 que lhe perguntou: — O que você quer que eu lhe faça? O cego respondeu: — Mestre, que eu possa ver de novo. 52 Então Jesus lhe disse: — Vá, você foi salvo porque teve fé. E imediatamente passou a ver e foi seguindo Jesus estrada afora.

Lucas 18:35-43 (NAA)2: “35 Aconteceu que, quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36 E, ouvindo o barulho da multidão que passava, perguntou o que era aquilo. 37 Anunciaram-lhe que Jesus, o Nazareno, estava passando. 38 Então ele gritou: — Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! 39 E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: — Filho de Davi, tenha compaixão de mim! 40 Jesus parou e mandou que trouxessem o cego. E, tendo ele chegado, Jesus perguntou: 41 — O que você quer que eu lhe faça? Ele respondeu: — Senhor, que eu possa ver de novo. 42 Jesus lhe disse: — Pois, então, veja! A sua fé salvou você. 43 Imediatamente ele passou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.”

Essa lista inclui pessoas cuja fé brilhou mesmo em cidades dominadas pelas trevas. Em Cafarnaum, Jesus destacou várias pessoas de fé. Em Mateus 8:10, 13, vemos um centurião pagão convertido com grande fé. Encontramos quatro amigos cheios de fé que fizeram uma abertura no telhado para levar o amigo paralítico a Jesus (Mt 9:2; Mc 2:5). Em Marcos 10, encontramos o cego Bartimeu, cuja fé resplandeceu em Jericó e que foi curado por Jesus.

Era de se esperar que entre o povo de Deus houvesse grande fé. No entanto, mesmo na cidade natal de Jesus, Nazaré, um fator limitante para o ministério de Cristo foi a pequena fé ou mesmo a incredulidade absoluta. Entre Seus discípulos, várias vezes Jesus declarou: “homens de pequena fé” (Mt 6:30; 8:26; 14:31; 16:8). E em Mateus 17:17 exclamou: “Ó geração incrédula e perversa”!

Uma lição que podemos aplicar no presente é que a fé é encontrada em lugares inesperados: entre estrangeiros nas cidades, em pagãos e pessoas de diferentes religiões. Com humildade, devemos ir às cidades como Jesus fez, procurando aqueles que, quando apresentados à verdade, responderão com uma fé salvífica em Jesus.

Desafio: Rogue por mais fé, com a qual possa compartilhar seu amor pelas pessoas próximas e distantes.

Desafie-se: Como você conheceu Jesus e as preciosas três mensagens angélicas? Liste três bênçãos espirituais que você experimentou de Jesus. Prepare-se para compartilhar essas experiências com a classe da Escola Sabatina.

Quinta-feira, 14 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos