Missão em regiões estrangeiras

 Lições da Bíblia1

Jesus partiu com Seus discípulos de Genesaré (Mt 14:34) “para a região de Tiro e Sidom” (Mt 15:21). Por que Ele os levou da Galileia para esses lugares pagãos? Ele conduziu Seus discípulos nessa expedição para essas regiões estrangeiras a fim de que pudessem aprender o que não aprenderiam tão facilmente na Galileia. Ele queria ensinar a Seus discípulos lições que ajudassem a prepará-los para seu chamado de alcançar todos os grupos de pessoas, inclusive os que viviam em áreas urbanas.

1. Leia Juízes 3:1-6; 1 Reis 5:1-12; 11:1-6. Como esses textos nos ajudam a entender um pouco do contexto dessas cidades?

Juízes 3:1-6 (NAA)2: “1 São estas as nações que o Senhor deixou ficar para, por meio delas, pôr Israel à prova, isto é, para provar todos os israelitas que não sabiam de todas as guerras de Canaã. 2 Ele fez isso tão somente para que as gerações dos filhos de Israel conhecessem a guerra, para lhes ensinar a guerra, pelo menos às gerações que, anteriormente, não sabiam disso. 3 Os que ficaram foram: cinco governantes dos filisteus, todos os cananeussidônios e heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até a entrada de Hamate. 4 Estes ficaram para, por meio deles, o Senhor pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por meio de Moisés. 5 Assim, os filhos de Israel moravam no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. 6 Tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses.

1 Reis 5:1-12 (NAA)2: “1 Também Hirão, rei de Tiro, enviou os seus servos a Salomão, porque ouviu que Salomão havia sido ungido rei em lugar de seu pai. Acontece que Hirão sempre tinha sido amigo de Davi. 2 Então Salomão enviou mensageiros a Hirão, dizendo: 3— Você sabe que Davi, meu pai, não pôde edificar um templo ao nome do Senhor, seu Deus, por causa das guerras em que se viu envolvido, até que o Senhor pôs os seus inimigos debaixo dos pés dele. 4 Porém a mim o Senhor, meu Deus, tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma. 5 Por isso tenho a intenção de edificar um templo ao nome do Senhor, meu Deus, como o Senhor falou a Davi, meu pai, dizendo: “O seu filho, que porei em seu lugar no seu trono, esse edificará uma casa ao meu nome.” 6 Agora ordene que cortem cedros do Líbano para mim. Os meus servos estarão com os seus servos, e eu lhe pagarei o salário destes segundo o que você determinar. Porque você bem sabe que entre o meu povo não há quem saiba cortar a madeira como os sidônios. 7 Quando Hirão ouviu as palavras de Salomão, ficou muito contente e disse: — Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio para reinar sobre este grande povo. 8 Hirão enviou mensageiros a Salomão, dizendo: — Ouvi a mensagem que você me enviou. Farei tudo o que você deseja no que se refere às madeiras de cedro e de cipreste. 9 Os meus servos as levarão desde o Líbano até o mar, e eu farei com que sejam conduzidas em jangadas pelo mar até o lugar que você disser. Ali elas serão desamarradas e você as receberá. E você também fará a minha vontade, dando provisões à minha casa. 10 Assim, Hirão deu a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, segundo este queria. 11 Salomão deu a Hirão duas mil toneladas de trigo, para sustento da sua casa, e quatrocentos mil litros de azeite de oliva puro; e o fazia de ano em ano. 12 O Senhor deu sabedoria a Salomão, como lhe havia prometido. Havia paz entre Hirão e Salomão, e eles fizeram uma aliança entre si.

1Reis 11:1-6 (NAA)2: “1 Além da filha de Faraó, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 2 mulheres das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: “Não casem com elas, nem casem elas com vocês, pois perverteriam o coração de vocês, para seguirem os seus deuses.” A estas Salomão se apegou pelo amor. 3 Tinha setecentas mulheres que eram princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e o coração dele não era fiel ao Senhor, seu Deus, como havia sido fiel o coração de Davi, seu pai. 5 Salomão seguiu Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, abominação dos amonitas. 6 Assim, Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir o Senhor, como Davi, seu pai, havia feito.”

Em Juízes 3:1-6, vemos que esses povos antigos foram usados por Deus para testar a fé dos israelitas. Infelizmente, o povo de Deus falhou também nesse teste, pelo menos neste caso: “Tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses” (Jz 3:6). Assim, desde o início, esses povos foram uma pedra de tropeço para Israel.

Em 1 Reis 5:1-11, vemos o estreito relacionamento entre os sidônios e hebreus. Embora os laços econômicos fossem mutuamente benéficos, os israelitas ainda eram negativamente influenciados pelo paganismo e idolatria de seus parceiros comerciais.

1 Reis 11:1-6 revela quão negativa essa influência acabou se tornando: o rei Salomão casou-se com princesas de diversas nações, que o desviaram. “Salomão seguiu Astarote, deusa dos sidônios” (1Rs 11:5).

No entanto, apesar da história do paganismo e da idolatria, e sua influência negativa sobre a nação escolhida, Jesus levou Seus discípulos àqueles lugares. Assim, Ele os iniciou na missão urbana intercultural, confrontando seu preconceito e padronizando para Seus seguidores a missão a todas as culturas e nacionalidades.

Há muitos desafios para o missionário adventista nas cidades, entre os quais estão questões ambientais e de saúde. Outros seriam o custo de vida alto, o racismo, a intolerância, o nacionalismo e as restrições à liberdade religiosa e de expressão. No entanto, apesar desses obstáculos, temos que trabalhar pelas cidades.

O que você pode fazer para ajudar os envolvidos no ministério urbano?

Domingo, 10 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos