Salmos na adoração do antigo Israel

 Lições da Bíblia1

1. Leia 1 Crônicas 16:7; Neemias 12:8; Salmos 18:1; 30:1; 92:1; 95:2; 105:2; Colossenses 3:16 e Tiago 5:13. Quais foram as ocasiões que motivaram a escrita de alguns salmos? Quando o povo de Deus usava os salmos?

1 Crônicas 16:7 (NAA)2: “Foi naquele dia que Davi encarregou, pela primeira vez, Asafe e seus irmãos de celebrarem com hinos o Senhor.” (Ocasião em que a arca é levada para Jerusalém).

Neemias 12:8 (NAA)2: “Também os levitas Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias; este e os seus irmãos dirigiam os louvores.” (Por ocasião das festividades do término da reconstrução das muralhas de Jerusalém após o retorno do cativeiro babilônico)

Salmo 18:1 (NAA)2: “Eu te amo, ó Senhor, força minha.” (Davi, no dia em que o Senhor o livrou de todos os seus inimigos e das mãos de Saul).

Salmo 30:1 (NAA)2: “Eu te exaltarei, Senhor, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se alegrassem contra mim.” (Palavras de Davi por ocasião da dedicação de seu palácio ou do livramento de uma enfermidade).

Salmo 92:1 (NAA)2: “Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,” (Um cântico para o dia do sábado).

Salmo 95:2 (NAA)2: “Saiamos ao seu encontro com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos.” (Convite a louvar a Deus).

Salmo 105:2 (NAA)2: “Cantem a Deus, cantem louvores a ele; falem de todas as suas maravilhas.” (Convite a louvar a Deus por suas maravilhas).

Colossenses 3:16 (NAA)2: “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.” (Instruções do Apóstolo Paulo para que haja louvor a Deus no cotidiano da vida cristã).

Tiago 5:13 (NAA)2: “Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores.” (Conselhos de Tiago para a vida cristã, entre eles o de louvar).

Os salmos foram escritos para uso privado e na adoração pública. Eram cantados como hinos na adoração no templo, como sugerido pelas anotações musicais que mencionam instrumentos (Sl 61:1), melodias (Sl 9:1) e líderes da música (Sl 8:1). Na Bíblia Hebraica, o título do livro dos Salmos, tehilim, “louvores”, reflete seu propósito principal, isto é, louvar a Deus. O título em português, Livro dos Salmos, deriva-se do grego psalmoi, encontrado na Septuaginta, antiga tradução grega (feita entre o 2o e o 3o séculos a.C.) da Bíblia Hebraica.

Os salmos eram parte indispensável da adoração de Israel. Por exemplo, foram usados em dedicações de templos, festas religiosas, procissões e durante o estabelecimento da arca da aliança em Jerusalém.

“Os Cânticos de Ascensão” (Sl 120 a 134), conhecidos também como cânticos de peregrinação, eram tradicionalmente cantados durante a peregrinação a Jerusalém nas três principais festas anuais (Êx 23:14-17). O “Hallel Egípcio” (Sl 113 a 118) e o “Grande Hallel” (Sl 136) eram cantados nas três principais festas anuais, bem como nas festas da lua nova e a dedicação do templo. O “Hallel Egípcio” recebia um lugar importante na cerimônia da Páscoa. Os Salmos 113 e 114 eram cantados no início da refeição da Páscoa, e os Salmos 115 a 118 no fim (Mt 26:30). O “Hallel Diário” (Sl 145 a 150) foi incorporado às orações diárias nos cultos matinais da sinagoga.

Os salmos não apenas acompanhavam a adoração do povo, mas também o instruía sobre como deveria adorar a Deus no santuário. Jesus orou com palavras do Salmo 22 (Mt 27:46). Os salmos também tiveram lugar significativo na vida da igreja primitiva (Cl 3:16; Ef 5:19).

Embora nós não adoremos a Deus em um santuário terreno como o templo, como podemos usar os salmos ao adorarmos, seja em um ambiente privado ou público?

Domingo, 31 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote