Vivendo num palácio estrangeiro

 Lições da Bíblia1

Finalmente, após a queda de Babilônia e a ascensão da Media-Pérsia, muitos dos judeus puderam retornar às suas terras ancestrais. Mas nem todos regressaram. Alguns permaneceram onde estavam vivendo há uma geração ou mais.

Com esse pano de fundo em mente, temos um pouco do contexto da história de Ester. “Naqueles dias, quando Assuero reinava na cidadela de Susã” (Et 1:2). É nesse lugar que a narrativa bíblica se desenrola: o Império Persa sob o governo desse rei.

No capítulo 1, a rainha Vasti perde o favor do rei, o que o leva a procurar outra rainha, que substitua a desfavorecida Vasti. É nesse contexto que Ester e seu primo, Mordecai, aparecem pela primeira vez.

2. Leia Ester 2:1-9. O que esses versos dizem sobre a situação de Mordecai e Ester?

Ester 2:1-9 (ARA): “1 Depois disto, quando a raiva do rei Assuero já havia passado, ele se lembrou de Vasti e do que ela havia feito, e do que havia sido decretado contra ela. 2 Então os servos do rei, que o serviam, lhe disseram: — Que se procurem moças virgens de boa aparência para o rei. 3 Que o rei nomeie comissários em todas as províncias do seu reino, que reúnam todas as moças virgens e de boa aparência no harém da cidadela de Susã, sob os cuidados de Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E que se dê a elas os produtos de beleza que desejarem. 4 A moça que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. O rei concordou com isto, e assim se fez. 5 Ora, na cidadela de Susã havia um judeu da tribo de Benjamim chamado Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis. 6 Ele tinha sido levado de Jerusalém com os exilados que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia levado para o exílio. 7 Mordecai havia criado Hadassaque é Ester, filha de seu tio, que era órfã de pai e mãe. A jovem era bonita e formosa. Depois que o pai e a mãe dela morreram, Mordecai a adotou como filha. 8 Quando a ordem e o decreto do rei foram divulgados, muitas moças foram levadas para a cidadela de Susã, sob os cuidados de Hegai. Levaram também Ester ao palácio real e a entregaram aos cuidados de Hegai, guarda das mulheres. 9 A moça lhe pareceu formosa e alcançou favor diante dele. Por isso Hegai se apressou em dar-lhe os produtos de beleza e a alimentação especial. Também lhe deu sete moças escolhidas do palácio real e a transferiu com essas moças para os melhores aposentos do harém.”

Parece que Mordecai, como oficial real, estava sentado ao portão do palácio e residia na cidade de Susã com sua filha adotiva, ou prima, Ester. Por causa da posição deles e por viverem ali, estavam imersos na cultura persa. Essa deve ser pelo menos parte da razão pela qual Ester foi escolhida para ser apresentada ao rei: “Levaram também Ester ao palácio real e a entregaram aos cuidados de Hegai, guarda das mulheres” (Et 2:8).

3. Leia Ester 2:10, 20. O que aconteceu, e por que Mordecai daria a ela a ordem de não revelar sua nacionalidade?

Ester 2:10, 20 (NAA)2: “10 Ester não havia declarado o seu povo nem a sua parentela, pois Mordecai lhe havia ordenado que não dissesse nada a respeito disso. […] 20 Ester ainda não havia declarado a sua linhagem e o seu povo, como Mordecai lhe havia ordenado. E Ester continuava a cumprir as ordens de Mordecai, como tinha feito quando este a criava.”

Embora o texto não diga exatamente o porquê, não é difícil adivinhar. Como estrangeiros em uma cultura e religião estrangeiras que, veremos, podiam ser hostis, eles foram sábios em manter silêncio sobre sua família e seu povo.

Sob que circunstâncias poderia ser prudente não declararmos nossa fé? Ou nunca devemos fazer isso? Por quê? Às vezes, seria melhor manifestar a nossa fé pelo exemplo cristão, até que surja a oportunidade de apresentar um testemunho direto?

Segunda-feira, 18 de dezembro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Missão de Deus, minha missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 514, out. nov. dez. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos