Conheça os salmistas

 Lições da Bíblia1

O rei Davi, cujo nome aparece nos títulos da maioria dos salmos, foi ativo na organização da liturgia da adoração de Israel. Ele é chamado de “suave salmista de Israel” (2Sm 23:1). O NT atesta a autoria davídica de vários salmos (Mt 22:43-45; At 2:25-29, 34, 35; 4:25; Rm 4:6-8). Numerosos salmos foram compostos pelos músicos levitas do templo: por exemplo, Salmo 50 e Salmos 73 a 83, de Asafe; Salmo 42, Salmos 44 a 49, Salmo 84 e 85, e Salmos 87 e 88, dos filhos de Corá; Salmo 88, também de Hemã, o ezraíta; Salmo 89, de Etã, o ezraíta. Além deles, Salomão (Sl 72 e 127) e Moisés (Sl 90) foram os autores de alguns salmos.

2. Leia os Salmos 25:1-5; 42:1; 75:1; 77:1; 84:1, 2; 88:1-3 e 89:1. O que eles revelam sobre as experiências pelas quais seus autores estavam passando?

Salmo 25:1-5 (NAA)2: “1 A ti, Senhor, elevo a minha alma. 2 Deus meu, em ti confio. Não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. 3 Na verdade, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem motivo, procedem traiçoeiramente. 4 Faze-me conhecer os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. 5 Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.” (Quando estavam combatendo inimigos).

Salmo 42:1 (NAA)2: “Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.” (Um lamento comovente de Davi, quando fugindo estava longe da casa do Senhor).

Salmo 75:1 (NAA)2: “Graças te rendemos, ó Deus, graças te rendemos! Invocamos o teu nome, e declaramos as tuas maravilhas.” (Celebração da libertação das mãos do inimigo).

Salmo 77:1 (NAA)2: “Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda.” (Em situação de pesar e desanimo o salmista expressa suas emoções ao Senhor).

Salmo 84:1, 2 (NAA)2: “1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! 2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!” (O salmista expressa seus profundos sentimentos de um filho de Deus, que privado de poder adorar ao Senhor, ansiava pela companhia de seus irmãos na adoração coletiva).

Salmo 88:1-3 (NAA)2: “1 Ó Senhor, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti. 2 Chegue à tua presença a minha oração; inclina os teus ouvidos ao meu clamor. 3 Pois a minha alma está cheia de angústias, e a minha vida já se aproxima da morte.” (Nesse salmo Davi apresenta sua tristeza e depressão diante de seu sofrimento físico e mental temendo a morte).

Salmo 89:1 (NAA)2: “Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade.” (Nesse salmo Davi teme que a aliança com Deus tenha sido quebrada).

O Espírito Santo inspirou os salmistas e usou seus talentos no serviço a Deus e à sua comunidade de fé. Os salmistas eram pessoas de devoção genuína e fé profunda e, no entanto, propensas a desânimos e tentações, assim como nós. Embora escritos há muito tempo, os salmos refletem um pouco do que experimentamos hoje. “Chegue à Tua presença a minha oração; inclina os Teus ouvidos ao meu clamor. Pois a minha alma está cheia de angústias, e a minha vida já se aproxima da morte” (Sl 88:2, 3). Esse é um clamor da alma do século 21 tanto quanto o era de alguém há três mil anos.

Alguns salmos mencionam dificuldades; alguns se concentram em alegrias. Os salmistas clamaram para que Deus os salvasse e experimentaram Seu favor imerecido. Glorificaram a Deus por Sua fidelidade e amor e prometeram incansável devoção a Ele. Os salmos são, portanto, testemunhos da redenção e sinais da graça e da esperança divina. Eles transmitem uma promessa do Senhor a todos os que abraçam, pela fé, os dons do perdão e de uma nova vida. No entanto, ao mesmo tempo, não tentam encobrir, esconder ou minimizar as dificuldades e o sofrimento comuns em um mundo caído.

Como podemos obter esperança e consolo dos salmos sabendo que até mesmo pessoas fiéis, como os salmistas, lutavam com algumas das mesmas dificuldades que nós?

Segunda-feira, 01 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos