Meus ossos não Te foram encobertos

 Lições da Bíblia1

1. Leia Salmo 139:1-18. Como esses versos retratam poeticamente o poder (Sl 139:1-6), a presença (Sl 139:7-12) e a bondade de Deus (Sl 139:13-18)? O que a grandeza de Deus diz sobre Suas promessas?

Sl 139:1-6 (NAA)2: “1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe conheces os meus pensamentosObservas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. A palavra ainda nem chegou à minha língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. 5 Tu me cercas por todos os lados e pões a tua mão sobre mim. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é tão elevado, que não o posso atingir.

Sl 139:7-12 (NAA)2: 7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10 ainda ali a tua mão me guiará, e a tua mão direita me susterá. 11 Se eu digo: “As trevas, com certeza, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite”, 12 até as próprias trevas não te serão escuras, e a noite é tão clara como o dia. Para ti, as trevas e a luz são a mesma coisa.

Sl 139:13-18 (NAA)2: “13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia. 17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! 18 Se os contasse, seriam mais do que os grãos de areia; quando acordo, ainda estou contigo.

Você já quis ajudar alguém, mas não tinha meios? Da mesma forma, algumas pessoas já tentaram ajudar você, mas não entenderam suas necessidades. Diferentemente das pessoas mais amorosas e mais bem-intencionadas, Deus nos conhece perfeitamente, bem como nossas circunstâncias, e tem os meios para nos ajudar. Portanto, Suas promessas de ajuda e libertação não são clichês, mas firmes garantias.

O conhecimento de Deus sobre o salmista é tão grande e único que nem mesmo o ventre de sua mãe poderia escondê-lo do Pai (Sl 139:13, 15). A onisciência divina envolve o tempo (Sl 139:2), o ser interior (Sl 139:2, 4) e o espaço (Sl 139:3) – toda a existência do salmista. Esse maravilhoso conhecimento se revela nas Suas obras de criação, e Seu grande conhecimento das pessoas se manifesta em Seu cuidado por elas.

Essa maravilhosa verdade sobre Deus nos conhecer intimamente não deve nos assustar, mas nos levar aos braços de Jesus e ao que Ele realizou por nós na cruz. Pois, pela fé em Jesus, foi-nos dada a Sua justiça, “a justiça de Deus” (Rm 3:5, 21).

Destaca-se a presença divina com a descrição de Deus chegando até o “o mais profundo abismo” (sheol, “sepultura”) e às “trevas” (Sl 139:8, 11, 12), lugares não retratados comumente como Sua habitação (Sl 56:13). Sua presença também toma as “asas da alvorada” (leste) para alcançar “os confins dos mares” (oeste; Sl 139:9). Essas imagens transmitem o fato de que não há no Universo lugar em que estejamos fora do alcance de Deus. Embora Ele não faça parte do Universo, como acreditam alguns, Ele está perto de tudo. O Senhor não apenas criou o Universo, mas o sustenta (Hb 1:3).

Como Aquele que sabe tudo sobre nós, Deus pode nos ajudar e nos restaurar. A percepção de Sua grandeza provoca no salmista uma explosão de louvor e uma confiança renovada. Ele aprecia a investigação divina como o meio que pode remover de sua vida qualquer coisa que perturbe seu relacionamento com Deus.

Alguns podem considerar assustador o fato de Deus saber tanto sobre eles, mesmo seus segredos sombrios. Sendo assim, por que o evangelho é a nossa única esperança?

Domingo, 21 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos