Promovendo o uso de salmos na oração

 Lições da Bíblia1

1. Leia Salmo 105:5; Colossenses 3:16 e Tiago 5:13. Qual é o lugar dos salmos na experiência de adoração do crente?

Salmo 105:5 (NAA)2: “Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e dos juízos de seus lábios,”

Colossenses 3:16 (NAA)2: “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.”

Tiago 5:13 (NAA)2: “Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores.”

Um modo simples de introduzir os salmos na vida é dedicar tempo cada dia à leitura de um salmo, começando com o Salmo 1 e seguindo a ordem do saltério. Outra forma é ler os salmos que correspondam à sua situação atual, conforme os diferentes tipos de salmos: (1) lamento, (2) lamento coletivo, (3) ação de graças, (4) hinos, (5) penitenciais, (6) sabedoria [salmos usados na busca da sabedoria e da orientação de Deus], (7) históricos, (8) salmos de ira e raiva e (9) salmos de peregrinação. Ao longo deste trimestre, veremos muitos salmos e os estudaremos no contexto em que surgiram. Como, então, devemos ler os salmos?

Primeiramente, leia cada salmo fazendo uma reflexão simples e, em seguida, ore. Refletir sobre o salmo envolve analisar diferentes aspectos dele: o modo como o salmista se dirige a Deus e as razões da oração. Considere como sua situação corresponde à do salmista e como o salmo pode ajudá-lo a organizar sua experiência. Você ficará surpreso com a frequência com que será capaz de relacionar suas experiências com o que está escrito ali e vê-las reproduzidas nos salmos.

Se algo no salmo o desafiar, considere, por exemplo, se ele corrige suas falsas esperanças presentes sobre algo que você esteja enfrentando. Contemple a mensagem do salmo à luz de Cristo e de Sua obra salvífica e da esperança que essa obra nos oferece a longo prazo. Somos beneficiados sempre que olhamos para tudo na Bíblia à luz de Cristo e da cruz.

Além disso, procure novos motivos que o salmo apresenta para oração e pense na importância deles para todos nós. Peça que Deus coloque Sua Palavra em seu coração e mente. Se o salmo corresponde à situação de alguém que você conheça, interceda em oração por essa pessoa. Os salmos abrangem tantos aspectos da vida, que podemos ser fortalecidos ao ler e absorver em nosso coração o que eles nos dizem.

O que significa permitir “que a palavra de Cristo habite ricamente em [nós]” (Cl 3:16)? Por que ler a Bíblia é o primeiro e mais crucial passo para essa experiência?

Domingo, 07 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos