Um cântico para cada estação

 Lições da Bíblia1

3. Leia os Salmos 3; 33:1-3; 109:6-15. Que diferentes facetas da experiência humana esses salmos mostram?

Salmo 3 (NAA)2: “1 Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2 São muitos os que dizem de mim: “Não há em Deus salvação para ele.” 3 Porém tu, Senhor, és o meu escudo protetor, és a minha glória e o que exalta a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. 5 Eu me deito e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. 6 Não tenho medo dos milhares que tomam posição contra mim de todos os lados. 7 Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois desferes um golpe no queixo de todos os meus inimigos e quebras os dentes dos ímpios. 8 Do Senhor é a salvação. A tua bênção esteja sobre o teu povo!” (Salmo de Davi quando fugia de Absalão, seu filho).

Salmo 33:1-3 (NAA)2: 1 Exultem no Senhor, ó justos! Aos que são retos fica bem louvá-lo. 2 Louvem o Senhor com harpa, louvem-no com cânticos na lira de dez cordas. 3 Cantem-lhe um cântico novo, toquem com arte e com júbilo.” (Louvor ao Criador e Senhor).

Salmo 109:6-15 (NAA)2: 6 Suscita contra ele um ímpio, e que à sua direita esteja um acusador. 7 Quando o julgarem, que ele seja condenado; e que a oração dele seja tida como pecado. 8 Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu encargo. 9 Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva, a sua esposa. 10 Andem errantes os seus filhos e mendiguem; e sejam expulsos das ruínas de suas casas. 11 Que um credor se aposse de tudo o que ele tem; que estranhos saqueiem o fruto do seu trabalho. 12 Ninguém tenha misericórdia dele, nem haja quem se compadeça dos seus filhos órfãos. 13 Desapareça a sua posteridade, e que o seu nome se extinga na geração seguinte. 14 Que a iniquidade de seus pais fique viva na memória do Senhor, e não se apague o pecado de sua mãe. 15 Permaneçam ante os olhos do Senhor, para que faça desaparecer da terra a sua memória.” (Oração de um homem perseguido).

Os salmos deixam a comunidade ciente da ampla gama de experiências humanas e demonstram que podemos adorar a Deus em todas as estações da vida. Neles vemos: (1) Hinos que magnificam a Deus por Seu poder criador, governo, juízo e fidelidade. (2) Salmos de ações de graças, que expressam gratidão pelas bênçãos. (3) Clamores por libertação de problemas. (4) Salmos de sabedoria, que apresentam diretrizes práticas para uma vida justa. (5) Salmos que apontam para Cristo, Rei e Libertador dos fiéis. (6) Salmos históricos, que recordam o passado e destacam a fidelidade de Deus e a infide-lidade de Israel, para ensinar as novas gerações a não repetir os erros dos antepassados, mas confiar em Deus e serem fiéis à Sua aliança.

A poesia dos salmos demonstra um poder distintivo para capturar a atenção dos leitores. Embora alguns desses recursos poéticos se percam na tradução, ainda podemos apreciar muitos deles em nossa língua nativa.

1. O paralelismo combina palavras, frases ou pensamentos de modo simétrico e ajuda a entender o significado das partes. Por exemplo: “Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome!” (Sl 103:1). Nesse paralelismo, “minha alma” é “tudo o que há em mim”, ou seja, todo o ser.

2. As imagens usam linguagem figurativa para atrair os sentidos dos leitores (refugiar-se em Deus é descrito como estar “à sombra das [Suas] asas”; Sl 17:8).

3. Merisma expressa totalidade por meio de um par de partes contrastantes. “Dia e noite clamo diante de Ti” indica orar sem cessar (Sl 88:1, grifo nosso).

4. Os jogos de palavras empregam o som das palavras para fazer um trocadilho e destacar uma mensagem espiritual. No Salmo 96:4, 5, os termos hebraicos ‘elohim, “deuses”, e ‘elilim, “ídolos”, criam um jogo de palavras para expressar que os deuses das nações apenas parecem ser ‘elohim, “deuses”, mas são meramente ‘elilim, “ídolos”.

Finalmente, a palavra selah denota um breve interlúdio, seja para um chamado a fazer uma pausa e refletir sobre a mensagem de uma seção específica do salmo ou uma mudança de acompanhamento musical (Sl 61:4).

Terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos