Um salmo de desespero

 Lições da Bíblia1

Orar com base nos salmos permite que os adoradores pronunciem suas orações livremente. Além disso, os salmos supervisionam a experiência dos crentes segundo padrões divinos e a tornam suportável, trazendo esperança e reafirmando a presença de Deus.

3. Leia o Salmo 22. O que podemos aprender com esse salmo sobre confiar em Deus em meio a grande sofrimento?

Salmo 22 (NAA)2: “1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu gemido? 2 Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego. 3 Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel. 4 Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e tu os livraste. 5 A ti clamaram e escaparam; confiaram em ti e não foram envergonhados. 6 Mas eu sou verme e não um ser humano; afrontado pelos homens e desprezado pelo povo. 7 Todos os que me veem zombam de mim; fazem caretas e balançam a cabeça, dizendo: 8 “Confiou no Senhor! Ele que o livre! Salve-o, pois nele tem prazer.” 9 Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe. 10 A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és o meu Deus. 11 Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima, e não há quem me ajude. 12 Muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam. 13 Contra mim abrem a boca, como faz o leão que despedaça e ruge.  14 Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim. 15 Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte. 16 Cães me cercam; um bando de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Posso contar todos os meus ossos; os meus inimigos estão olhando para mim e me encarando. 18 Repartem entre si as minhas roupas e sobre a minha túnica lançam sortes.  19 Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em me socorrer. 20 Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida. 21 Salva-me da boca do leão e dos chifres dos búfalos; sim, tu me respondes. 22 A meus irmãos declararei o teu nome; no meio da congregação eu te louvarei. 23 Louvem o Senhor, vocês que o temem; glorifiquem-no, todos vocês, descendência de Jacó; temam-no, todos vocês, posteridade de Israel. 24 Porque não desprezou nem detestou a dor do aflitonem ocultou dele o seu rostomas o ouviuquando lhe gritou por socorro25 De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem. 26 Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o Senhor aqueles que o buscam. Que o coração de vocês viva para sempre! 27 Os confins da terra se lembrarão do Senhor e a ele se converterão; diante dele se prostrarão todas as famílias das nações. 28 Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações. 29 Todos os ricos da terra hão de comer e adorar, e todos os que descem ao pó se prostrarão diante ele, até aquele que não pode preservar a própria vida. 30 A posteridade o servirá, e se falará do Senhor à geração vindoura. 31 Virão e anunciarão a justiça dele; ao povo que há de nascer, contarão que foi ele quem o fez.”

As palavras de lamentação do Salmo 22:1 ajudam pessoas que sofrem a expressar a dor e a solidão: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu gemido?”

Essas palavras se tornaram famosas porque foram proferidas por Jesus na cruz, mostrando-nos o quanto os salmos foram importantes para Ele (Mt 27:46).

No entanto, na aflição, estas palavras também são expressas: “A Meus irmãos declararei o Teu nome; no meio da congregação eu Te louvarei” (Sl 22:22).

Em outras palavras, embora os sentimentos não coincidissem com o dilema do autor, o salmista ainda expressou sua fé em Deus e declarou que, independentemente da situação, ele ainda O louvaria.

Ao nos apresentar palavras para orar, os salmos nos ensinam a olhar para além da situação atual e, pela fé, ver o tempo em que seremos restaurados pela graça divina.

Assim, orar com base nos salmos conduz os adoradores a novos horizontes espirituais. Os salmos permitem que os adoradores expressem seus sentimentos e sua forma de pensar; porém, não são deixados onde se encontram. Os adoradores são levados a abandonar seus fardos de dor, decepção, raiva e desespero diante de Deus e a confiar Nele, sejam quais forem as circunstâncias.

A mudança de lamento para louvor observada em muitos salmos é indício da transformação espiritual que os crentes experimentam quando recebem a graça divina e o conforto na oração.

Como podemos aprender a enxergar além de nossas provações imediatas e, assim, confiar na bondade de Deus, não importando o que enfrentemos no presente?

Terça-feira, 09 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos