Divino Pastor abnegado

 Lições da Bíblia1

1. Leia os Salmos 23; 28:9; 80:1; 78:52, 53; 79:13; 100:3. Como o relacionamento entre o Senhor e Seu povo é retratado nesses textos?

Sl 23 (NAA)2: “1 O Senhor é o meu pastornada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a almaGuia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigoo teu bordão e o teu cajado me consolam. 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”

Sl 28:9 (NAA)2: “Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre.”

Sl 78:52, 53 (NAA)2: “52 Fez sair o seu povo como ovelhas e o guiou pelo deserto, como um rebanho.  53 Dirigiu-o com segurança, e não tiveram medo, ao passo que o mar submergiu os seus inimigos.”

Sl 79:13 (NAA)2: “Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores.”

Sl 100:3 (NAA)2: “Saibam que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somossomos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.”

A imagem do Senhor como Pastor e do povo como ovelhas de Seu pasto destaca a orientação divina e o cuidado para com o povo, bem como a dependência que o povo tem de Deus. A imagem transmite a ideia de proximidade entre o Senhor e o povo, pois os pastores viviam com seus rebanhos e cuidavam de cada ovelha. A metáfora pastoral também destaca que Deus é o proprietário do rebanho; propriedade garantida por dois fortes vínculos: a criação (Sl 95:6, 7; 100:3) e a aliança (Sl 28:9; Hb 13:20).

A imagem do Pastor que conduz José como rebanho (Sl 80:1) talvez se refira à bênção de Jacó a José, que retrata Deus como o Pastor de Israel, e apela a essa grande promessa e bênção (Gn 49:24).

Os reis eram considerados pastores de seu povo (2Sm 5:2). Contudo, somente Deus merece esse título porque a maioria dos reis humanos não viveu de acordo com tal chamado. Somente Jesus o fez, e é por isso que Ele é chamado de Bom Pastor.

2. O que Jesus diz sobre Si mesmo como o Bom Pastor? Jo 10:11-15

Jo 10:11-15 (NAA)2: “11 — Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê o lobo chegando, abandona as ovelhas e foge; então o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenário foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.”

O estreito vínculo entre o Pastor e Seu rebanho é visto no fato de a voz do Pastor ser inconfundível para Suas ovelhas (Jo 10:4, 27). Até o presente, os pastores do Oriente Médio conseguem dividir seus rebanhos que se misturam simplesmente chamando suas ovelhas, que reconhecem e seguem a sua voz.

Às vezes, as aflições do rebanho são entendidas como o sinal do descontentamento e do abandono divinos. No entanto, o Bom Pastor não abandona Suas ovelhas perdidas, mas procura salvá-las. Essa é uma imagem do relacionamento de Deus com o povo. Ele Se dispôs a morrer pelas ovelhas (Jo 10:11, 15) e, paradoxalmente, tornar-se um cordeiro sacrifical (Jo 1:29). Além disso, Jesus disse que chamaria Suas ovelhas de outros apriscos e as uniria em um só rebanho (Jo 10:16).

Na prática, de que forma você pode se beneficiar de Jesus, o nosso Bom Pastor?

Domingo, 25 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos