Sabedoria para uma vida justa - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

Hoje, obter sabedoria parece não ser tão desejável quanto alcançar a felicidade. As pessoas preferem ser felizes a ser sábias. No entanto, podemos ser felizes e ter vida plena sem sabedoria divina? Os salmos dizem que não. A boa notícia é que não precisamos escolher entre sabedoria e felicidade. A sabedoria divina traz felicidade. Um exemplo da língua hebraica ilustra isso. A palavra “passo” no plural (‘ashurey) soa como a palavra “felicidade” (‘ashrey). Perdemos essa associação na tradução, mas ela transmite uma mensagem poderosa: “passos” que se apegam ao caminho de Deus levam a uma vida “feliz” (Sl 1:1; 17:5; 37:31; 44:18; 89:15; 119:1). Sabedoria e felicidade não são conceitos abstratos, mas uma experiência real.

Elas são encontradas no relacionamento com Deus, que consiste em reverenciá-Lo, louvá-Lo e encontrar força Nele. O Salmo 25:14 diz: “o Senhor confia o Seu segredo aos que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança”.

“Juntemos todas as benditas promessas do Seu amor para que possamos contemplá-las continuamente. Estes são os quadros que Deus quer que contemplemos: o Filho de Deus deixando o trono do Seu Pai, tendo Sua natureza divina revestida com a natureza humana para resgatar o ser humano do poder de Satanás; Seu triunfo em nosso favor, abrindo para o homem a porta do Céu e revelando aos olhos humanos o lugar onde a Divindade revela Sua glória; a raça pecadora tirada do abismo de ruína em que o pecado a lançou e novamente colocada em ligação com o Deus infinito, tendo, pela fé em nosso Redentor, passado pelo teste divino, sendo revestida da justiça de Cristo e exaltada ao Seu trono” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 118).

Perguntas para consideração

1. Como a Bíblia pode ser fonte de deleite e não só de instrução? Qual é a relação entre o alimento da Palavra e a permanência em Jesus, a Palavra? (Jo 1:1; 15:5, 7)

 Jo 1:1 (NAA)2: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Jo 15:5, 7 (NAA)2: “5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. […] 7 Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito.”

2. O que acontece quando rejeitam o ensino de Deus? Por que isso ocorre? (Sl 81; 95)

Sl 81 (NAA)2: “1 Cantem de júbilo a Deus, força nossa; celebrem o Deus de Jacó. 2 Cantem louvores e façam soar os tamborins, a suave harpa e também a lira. 3 Toquem a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa festa. 4 É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó. 5 Ele o ordenou, como lei, a José, ao marchar contra a terra do Egito. Ouvi uma linguagem que eu não conhecia, dizendo: 6 “Livrei os seus ombros do peso, e as mãos de vocês ficaram livres dos cestos. 7 Na angústia, vocês clamaram e eu os livrei; do esconderijo do trovão eu lhes respondi; e eu os pus à prova junto às águas de Meribá. 8 Escute, meu povo, as minhas admoestações. Ó Israel, se ao menos você me escutasse! 9 Não haja no meio de vocês nenhum deus estranho, nem se prostrem diante de um deus estrangeiro. 10 Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirei da terra do Egito. Abram bem a boca, e eu a encherei. 11 Mas o meu povo não escutou a minha voz; Israel não quis saber de mim. 12 Assim, deixei que andassem na teimosia do seu coração, e seguissem as suas próprias inclinações. 13 Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! 14 Eu derrotaria logo os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários. 15 Os que odeiam o Senhor se submeteriam a ele, e isto duraria para sempre. 16 Mas a vocês eu sustentaria com o trigo mais fino e os saciaria com o mel que escorre da rocha.”

Sl 95 (NAA)2: “1 Venham, cantemos ao Senhor com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. 2 Saiamos ao seu encontro com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. 3 Porque o Senhor é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. 5 Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. 6 Venham, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. 7 Ele é o nosso Deus, e nós somos povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coração, como em Meribá, como naquele dia em Massá, no deserto, 9 quando os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, apesar de terem visto as minhas obras. 10 Durante quarenta anos, estive irritado com essa geração e disse: “Este é um povo que gosta de se desviar; eles não conhecem os meus caminhos.” 11 Por isso, jurei na minha ira: “Eles não entrarão no meu descanso.

3. Por que o caminho dos ímpios pode parecer mais desejável do que o conselho dos justos? (Sl 141). Como lidar com o fato de que os ímpios parecem estar indo bem?

Sl 141 (NAA)2: “1 Senhor, eu clamo a ti; apressa-te em me socorrer! Inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco. 2 Suba à tua presença a minha oração como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina. 3 Põe guarda à minha boca, Senhor; vigia a porta dos meus lábios. 4 Não permitas que o meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de malfeitores; e que eu não coma das suas iguarias. 5 Fira-me o justo, e isso será um favor; repreenda-me, e será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade. 6 Quando os seus juízes forem lançados do alto de uma rocha, eles ouvirão as minhas palavras, que são agradáveis. 7 Como quando se lavra e sulca a terra, assim os nossos ossos são espalhados à boca da sepultura. 8 Pois em ti, Senhor Deus, estão os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma. 9 Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniquidade. 10 Que os ímpios caiam nas suas próprias redes, enquanto eu escapo ileso.”

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos