Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque

 Lições da Bíblia1

6. Leia Salmo 110:4-7. Em que aspecto o sacerdócio de Cristo é único e que grande esperança encontramos no Seu sacerdócio celestial?

Salmo 110:4-7 (NAA)2: “4 O Senhor jurou e não voltará atrás: Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. 5 O Senhor, à sua direita, no dia em que se irar, esmagará os reis. 6 Ele julgará entre as nações, enchendo-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra. 7 No caminho, beberá água na torrente e passará de cabeça erguida.”

Deus dotou o Messias de uma realeza eterna (Sl 110:1-3) e de um sacerdócio superior, a ordem de Melquisedeque (Sl 110:4-7). O Senhor sela Sua palavra com uma promessa solene (Hb 6:18). O juramento de Deus de não voltar atrás em nos dar um Sacerdote perfeito é sinal de Sua graça. Os pecados e as rebeliões do povo provocam o Senhor a abandonar Seu povo, mas o juramento divino é imutável e garante a graça em revogar Seu juízo sobre o povo arrependido (Êx 32:14; Sl 106:45).

O juramento divino introduz um elemento novo à aliança davídica ao declarar que o Rei-Messias também é Sacerdote (Sl 110:4). Os reis não atuavam como sacerdotes (Nm 8:19; 2Cr 26:16-21). Reis e pessoas traziam sacrifícios aos sacerdotes, os quais os ofereciam. O Salmo 110 diferencia o Rei-Messias de outros reis e sacerdotes. O sacerdócio de Cristo deriva de Melquisedeque, que era ao mesmo tempo rei de Salém (Jerusalém) e sacerdote de Deus (Gn 14:18-20). O AT não fala de Davi ou de outro rei exercendo o sacerdócio na ordem de Melquisedeque, exceto no Salmo 110, que fala sobre um Rei-Sacerdote distinto na história de Israel.

7. Quais são as implicações do sacerdócio superior de Cristo? Hb 7:20-28

Hb 7:20-28 (NAA)2: “20 E isto não se deu sem juramento. Porque os outros são feitos sacerdotes sem juramento, 21 mas este foi feito sacerdote com juramento, por aquele que lhe disse: “O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Você é sacerdote para sempre.’” 22 Por isso mesmo, Jesus se tornou fiador de superior aliança. 23 Ora, os outros são feitos sacerdotes em maior número, porque a morte os impede de continuar; 24 Jesus, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. 25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 26 Porque nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e exaltado acima dos céus, 27 que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer sacrifícios todos os dias, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povoporque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo ofereceu. 28 Porque a lei constitui homens sujeitos a fraquezas como sumos sacerdotes, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.

Cristo, Rei e Sacerdote, é superior aos sacerdotes e reis humanos. Ele defende uma aliança superior com base no juramento divino, não em promessas humanas. Ele serve no santuário celestial. Seu sacerdócio não é afetado pelo pecado ou pela morte. Assim, Ele pode interceder e salvar Seu povo para sempre. A obra reconciliadora do Sacerdote perfeito e compassivo dá ao Seu povo a certeza de permanecer na presença de Deus (Hb 6:19, 20). O sacerdócio de Cristo abolirá o governo do mal no coração das pessoas e no mundo. Ele cumprirá a promessa do Salmo 2 de que toda nação e governante estarão sujeitos ao juízo real de Cristo (Sl 2:6-9; 110:1, 2, 5, 6). O sacerdócio real de Jesus faz uma reivindicação absoluta sobre nossa obediência e confiança.

Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos