A alegria vem de manhã

Lições da Bíblia1

5. Leia os Salmos 5:3; 30:5; 49:14; 59:16; 92:2; 119:147; 2 Pedro 1:19; Apocalipse 22:16. Que hora do dia é simbolicamente retratada como o tempo da redenção divina? Por quê?

Sl 5:3 (NAA)2: “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.”

Sl 30:5 (NAA)2: “Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

Sl 49:14 (NAA)2: “Como ovelhas são postos na sepultura; a morte é o seu pastor; eles descem diretamente para a cova, onde a sua formosura se consome; o mundo dos mortos é o lugar em que habitam.”

Sl 59:16 (NAA)2: “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia, pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.”

Sl 92:2 (NAA)2: “anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade,”

Sl 119:147 (NAA)2: “Levanto-me antes do amanhecer e clamo; na tua palavra, espero confiante.”

2Pe 1:19 (NAA)2: “Assim, temos ainda mais segura a palavra profética, e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês.

Ap 22:16 (NAA)2: “— Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar testemunho destas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã.

Nos salmos, a manhã é tipicamente o momento em que se espera a redenção. A manhã revela o favor divino, que põe fim à longa noite de angústia (Sl 130:5, 6). A libertação de Deus reverte a escuridão da morte (Sl 143:3) em luz de uma nova manhã (Sl 143:8) e nos tira do abismo (Sl 143:7) para um “caminho reto e seguro” (Sl 143:10, NVT).

6. Leia Marcos 16:1-8. O que aconteceu na manhã relatada nessa passagem, e por que esse evento é tão importante para nós?

Mc 16:1-8 (NAA)2: “1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram óleos aromáticos para ungir o corpo de Jesus. 2 E, bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, foram ao túmulo. 3 Diziam umas às outras: — Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? 4 E, olhando, viram que a pedra já estava removida. É que a pedra era muito grande. 5 Entrando no túmulo, viram um jovem sentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram atemorizadas. 6 Ele, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Vocês procuram Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está aqui; vejam o lugar onde o tinham colocado.

A manhã da ressurreição abriu o caminho para a manhã eterna da salvação para os crentes. Os discípulos experimentaram a promessa do Salmo 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”, quando encontraram o Senhor ressuscitado. A graça de Deus transforma nosso choro em alegria (Sl 30:5, 7).

Assim como a estrela da manhã anuncia o nascimento de um novo dia, a fé anuncia a nova realidade da vida eterna dos fiéis (2Pe 1:19). Jesus é chamado de brilhante estrela da manhã (Ap 22:16), a qual aguardamos, pois ela estabelecerá Seu reino, no qual não haverá mais noite, mal nem morte (Ap 21:1-8, 25). Mais do que qualquer coisa, é isso que esperamos no Senhor. E, certamente, a espera vale a pena.

“Sobre a tumba aberta de José, Cristo proclamara vitorioso: ‘Eu sou a ressurreição e a vida!’ Essas palavras só podiam ser pronunciadas pela Divindade. Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. […] Somente Aquele que é um com Deus podia dizer: ‘Tenho autoridade para a entregar [a vida] e também para reavê-la’ (Jo 10:18). […] Cristo possuía o poder de quebrar as algemas da morte” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 630, 631).

A morte foi gravada em nossas células no nascimento. Embora isso seja verdade, o que a ressurreição de Jesus nos prometeu sobre a transitoriedade da morte?

Quinta-feira, 28 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos