A parábola da videira do Senhor
Lições da Bíblia1
4. Leia o Salmo 80. Como o povo de Deus é retratado nesse salmo, e que grande esperança é o motivo de sua súplica?
Salmo 80 (ARA)2: “1 Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor. 2 Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder e vem salvar-nos. 3 Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. 4 Ó Senhor, Deus dos Exércitos, até quando estarás indignado contra a oração do teu povo? 5 Dás-lhe a comer pão de lágrimas e a beber copioso pranto. 6 Constituis-nos em contendas para os nossos vizinhos, e os nossos inimigos zombam de nós a valer. 7 Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. 8 Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste. 9 Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra. 10 Com a sombra dela os montes se cobriram, e, com os seus sarmentos, os cedros de Deus. 11 Estendeu ela a sua ramagem até ao mar e os seus rebentos, até ao rio. 12 Por que lhe derribaste as cercas, de sorte que a vindimam todos os que passam pelo caminho? 13 O javali da selva a devasta, e nela se repastam os animais que pululam no campo. 14 Ó Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, olha do céu, e vê, e visita esta vinha; 15 protege o que a tua mão direita plantou, o sarmento que para ti fortaleceste. 16 Está queimada, está decepada. Pereçam os nossos inimigos pela repreensão do teu rosto. 17 Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti. 18 E assim não nos apartaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome. 19 Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.”
Israel é retratado como uma vinha que Deus arrancou do Egito, a terra da opressão, e transportou para a terra prometida, terra de abundância. A imagem de uma vinha transmite a eleição de Israel por Deus e Seu cuidado providencial (leia também Gn 49:11, 12, 22; Dt 7:7-11). Contudo, no Salmo 80, a vinha de Deus está sob a Sua ira (Sl 80:12). Os profetas anunciam sua destruição como o sinal do juízo divino, pois a videira se tornou ruim (Is 5:1-7; Jr 2:21).
O Salmo 80 não pondera sobre as razões do juízo divino. Dadas as profundezas da graça divina, o salmista fica perplexo que Deus pudesse reter Sua presença de Seu povo por um tempo tão longo. A tensão entre a ira e o juízo de Deus, por um lado, e a graça e o perdão de Deus, por outro, fez com que o salmista temesse que a ira divina pudesse prevalecer e consumir o povo por completo (Sl 80:16).
Leia Números 6:22-27. Como essa bênção é usada no Salmo 80?
Números 6:22-27 (ARA)2: “22 Disse o Senhor a Moisés: 23 Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: 24 O Senhor te abençoe e te guarde; 25 o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; 26 o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz. 27 Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.”
O refrão do salmo evoca a promessa de Arão da bênção perpétua de Deus sobre Seu povo (Nm 6:22-27) e destaca a esperança de que a graça de Deus triunfe sobre as causas da miséria do povo: “Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o Teu rosto, e seremos salvos!” (Sl 80:3; ver também Sl 80:7, 19).
A palavra hebraica para “restaurar” vem de uma palavra comum que significa “retornar” e é usada repetidamente na Bíblia no contexto do chamando para que o povo, que se afastou de Deus, retorne a Ele. Está ligada à ideia de arrependimento, de se afastar do pecado e voltar para Deus. “Eu lhes darei um coração para que Me conheçam, para que saibam que Eu sou o Senhor. Eles serão o Meu povo, e Eu serei o Seu Deus, porque se voltarão para Mim de todo o seu coração” (Jr 24:7).
Como você tem experimentado o arrependimento como um retorno a Deus?
Terça-feira, 05 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.