Bendito o que vem em nome do Senhor - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

Leia, de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 9-15 (“Deus conosco”).

Salmos contêm orações de Cristo e orações sobre Ele, numa revelação singular da Pessoa de Cristo e do ministério redentor do “Deus conosco” (Mt 1:23). Jesus é “Deus conosco” nas orações de batalha do abandono e do sofrimento; nos clamores por justiça e libertação, pois não nos abandona à perdição e desespero, mas nos mostra o caminho da fé vitoriosa. Ele Se tornou para nós o eterno Sacerdote e Rei para nos salvar da condenação eterna do pecado. Em Cristo, o perfeito Rei davídico, todas as divinas promessas solenes de salvação encontram seu cumprimento (2Co 1:20).

Ellen G. White descreve a unidade de Cristo com a humanidade: “Por meio de Sua humanidade, Cristo esteve em contato com os seres humanos; por Sua divindade, Ele Se firma no trono de Deus. Como Filho do Homem, deu-nos exemplo de obediência; como Filho de Deus, dá-nos poder para obedecer. Foi Cristo que, da sarça no monte Horebe, falou a Moisés […]: ‘Eu Sou o que Sou. […] Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros’ (Êx 3:14). Foi essa a garantia da libertação de Israel. Assim, quando Ele veio ‘em semelhança de homens’ (Fp 2:7), declarou ser o Eu Sou. A Criança de Belém, o manso e humilde Salvador, é Deus ‘manifestado na carne’ (1Tm 3:16). A nós, Ele diz: ‘Eu Sou o Bom Pastor’ (Jo 10:11); ‘Eu Sou o Pão vivo’ (Jo 6:51); ‘Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida’ (Jo 14:6). ‘É-Me dado todo o poder no Céu e na Terra’ (Mt 28:18, ARC). Eu Sou a certeza da promessa. Eu Sou, não tenham medo” (O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 13).

Perguntas para consideração

1. A fidelidade de Deus à aliança, apesar da infidelidade do povo, nos traz segurança?

2. O sacerdócio único e superior de Cristo dá certeza de salvação ao povo de Deus?

3. As promessas messiânicas cumpridas em Cristo demonstram a veracidade da Palavra de Deus? É importante continuar confiando na Palavra de Deus?

4. Que conforto obtemos do texto de Mateus 28:18? Como aplicá-lo em nossa vida?

Mateus 28:18 (NAA)2: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.”

Sexta-feira, 01 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos