Esperando no sábado de descanso divino

 Lições da Bíblia1

4. Quais dois aspectos do sábado são destacados no Salmo 92?

Sl 92 (NAA)2: “1 Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, 2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, 3 com instrumentos de dez cordas, ao som da lira e com a solenidade da harpa. 4 Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. 5 Como são grandes, Senhor, as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos! 6 O tolo não compreende, e o insensato não percebe isto: 7 ainda que os ímpios brotem como a erva, e floresçam todos os que praticam a iniquidade, serão destruídos para sempre. 8 Mas tu, Senhor, és o Altíssimo eternamente. 9 Eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade. 10 Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco. 11 Os meus olhos veem a derrota dos inimigos que me espreitam, e os meus ouvidos escutam os gritos dos malfeitores que contra mim se levantam. 12 O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. 13 Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, 15 para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.”

O louvor a Deus pelas obras de Suas mãos (Sl 92:4, 5) e a descrição dos justos semelhante ao Éden (Sl 92:12-14) apontam para a criação, o primeiro aspecto que o sábado comemora. O salmo magnifica o Senhor por Sua vitória sobre os inimigos como o Deus da justiça (Sl 92:7-15) e assim reforça o segundo tema do sábado – a libertação (Dt 5:12-15). O Salmo 92 exalta a Deus pela criação passada e sustentação do mundo e aponta para a esperança na paz e na ordem divinas e eternas. O povo pode desfrutar do descanso sabático porque Deus é o “Altíssimo” (Sl 92:1); Sua posição superior lhe dá uma vantagem incomparável sobre seus inimigos.

No entanto, embora seja o Altíssimo, o Senhor estende a mão para resgatar os que O invocam. A criação e, especialmente, a redenção devem inspirar as pessoas a adorar a Deus. Afinal, viver em uma criação devastada pelo pecado, sem a esperança de redenção, não seria nada animador, pois não teríamos qualquer esperança. Por isso, louvamos ao Senhor, não apenas como Criador, mas também como Redentor.

“Óleo fresco” transmite a devoção renovada do salmista para servir a Deus como servo reconsagrado (Sl 92:10). Os escolhidos como sacerdotes e reis eram ungidos com óleo para consagração (Êx 40:15; 1Sm 10:1). No entanto, o salmista escolheu uma palavra hebraica incomum, balal, para descrever sua unção, a qual não retrata a unção dos servos de Deus, mas denota a “mistura” de óleo com outras partes do sacrifício (Êx 29:2; Lv 2:4, 5). O uso de balal implica que o salmista desejava se apresentar como sacrifício vivo ao Senhor e consagrar todo o seu eu a Deus (Rm 12:1).

Não é surpreendente que encontremos pensamentos sobre consagração em um salmo dedicado ao sábado, pois esse dia é o sinal de que o Senhor santifica Seu povo (Êx 31:13). As imagens de palmeiras e cedros do Líbano retratam o povo de Deus crescendo na fé e na verdadeira apreciação dos maravilhosos propósitos e do amor de Deus. O sábado é o sinal da aliança eterna do Senhor com o Seu povo (Ez 20:20). Assim, o descanso sabático é essencial para o povo de Deus, visto que o capacita a esperar com confiança de que o Senhor cumpre as promessas da aliança (Hb 4:1-10).

Que esperança é oferecida no Salmo 92, e como podemos nos consolar com ela?

Quarta-feira, 27 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos