O chamado da espera

 Lições da Bíblia1

1. Leia os Salmos 27:14; 37:7, 9, 34; 39:7; 40:1; 69:6; Gálatas 5:5 e Romanos 8:18-25. O que esses textos rogam que o povo de Deus faça?

Sl 27:14 (NAA)2: “Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor.”

Sl 37:7, 9, 34 (NAA)2: “7 Descanse no Senhor e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios. […] 9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra. […] 34 Espere no Senhor e ande nos seus caminhos; ele o exaltará para que você herde a terra; você verá quando os ímpios forem exterminados.”

Sl 39:7 (NAA)2: “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança.”

Sl 40:1 (NAA)2: “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

Sl 69:6 (NAA)2: “Não sejam envergonhados por minha causa os que esperam em ti, ó Senhor, Deus dos Exércitos; nem por minha causa sofram vexame os que te buscam, ó Deus de Israel.”

Gl 5:5 (NAA)2: “Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.”

Rm 8:18-25 (NAA)2: “18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. 19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Talvez a espera seja um dos maiores estresses da vida. Não importa quem somos, onde vivemos e a nossa condição na vida, precisamos esperar pelas coisas: filas de atendimento, consultas médicas etc. Geralmente não gostamos de esperar, não é? O que dizer sobre esperar por Deus? A ideia de esperar no Senhor aparece nos salmos e em toda a Bíblia. A palavra usada nesse contexto é perseverança, que é o compromisso de nos recusarmos a sucumbir ao medo da decepção de que, de alguma forma, Deus não nos ajudará. O servo de Deus espera, na certeza de que Ele é fiel. Os que esperam Nele podem confiar que, se Lhe entregamos nossas preocupações, Ele as resolverá para o nosso melhor, mesmo que não vejamos necessariamente desse modo.

Esperar no Senhor é mais do que aguardar. É um anseio que se compara à sede em uma terra seca (Sl 63:1). O salmista espera muitas bênçãos, mas seu anseio de ser levado para perto de Deus supera qualquer desejo e necessidade na vida.

Como lemos em Paulo, nessa passagem surpreendente em Romanos, Deus e toda a criação estão esperando a renovação do mundo e o abençoado encontro de Deus e Seu povo no fim dos tempos. Ele escreveu: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8:19). Que promessa incrível!

No entanto, enquanto esperamos a salvação final e o reencontro com Deus, assim como “toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora” (Rm 8:22), o Senhor permanece com Seu povo no presente, por meio do Espírito Santo.

Enquanto isso, somos chamados a testemunhar (At 1:4-8) do plano da salvação, que culminará em uma nova criação. Essa nova criação é o que aguardamos, o cumprimento final de nossas esperanças como cristãos adventistas. Esse nome, adventista, contém a ideia da esperança que temos. Esperamos, mas sabemos que não é em vão. A morte e ressurreição de Cristo, na primeira vinda, são a nossa garantia de Sua segunda vinda.

O que você espera de Deus? Como aprendemos a esperar com fé e confiança, especialmente quando aquilo pelo que estamos orando ainda não chegou?

Domingo, 24 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos