Sião – lar de todas as nações

 Lições da Bíblia1

5. Leia Salmo 87:1, 2. O que faz de Sião um lugar tão estimado?

Sl 87:1, 2 (NAA)2: “1 Fundada por ele sobre os montes santos, o Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó.

O Salmo 87 é um hino que celebra Sião como a cidade especialmente escolhida e amada por Deus. O fundamento do templo de Deus está no monte Sião (Sl 2:6; 15:1). No fim dos tempos, Sião se elevará acima de todos os montes, indicando a supremacia do Senhor sobre o mundo (Sl 99:2; Is 2:2; Mq 4:1). O Salmo 87 refere-se a Sião como “montes” para destacar sua majestade (Sl 133:3). Deus ama as portas de Sião “mais do que todas as habitações de Jacó” (Sl 87:2), expressando a superioridade de Sião sobre todos os outros lugares em Israel que foram locais especiais de reunião do povo de Deus no passado, como Siló e Betel. Portanto, o salmo afirma que a verdadeira adoração a Deus está em Seu lugar escolhido e no modo prescrito por Ele.

6. Leia Salmo 87:3-7. Que coisas gloriosas se diz sobre Sião?

Sl 87:3-7 (NAA)2: 3 Coisas gloriosas são ditas a respeito de você, ó cidade de Deus! 4 “Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia. Eis aí a Filístia e Tiro com a Etiópia; ‘nasceram em Sião’, é o que se diz.” 5 E a respeito de Sião se dirá: “Este e aquele nasceram nela”; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. O Senhor, ao registrar os povos, dirá: “Este nasceu lá.” Todos os cantores, saltando de alegria, dirão: “Todas as minhas fontes estão em ti.

A glória de Sião atrai todas as nações para Deus, e assim as fronteiras do Seu reino se estendem para incluir o mundo inteiro. Observe que Deus não trata as outras nações como cidadãos de segundo nível, mesmo que Sião seja retratada como o local de nascimento espiritual de todos os povos que aceitam o Senhor como Salvador.

O registro dos indivíduos era feito de acordo com seu local de nascimento (Ne 7:5; Lc 2:1-3). Três vezes o salmo afirma que as nações nascem em Sião, o que significa que o Senhor lhes dá uma nova identidade e lhes concede todos os privilégios dos legítimos filhos de Sião (Sl 87:4-6).

O salmo 87 aponta para a salvação de judeus e gentios e para a união deles na igreja por meio da redenção em Cristo (Rm 3:22; 10:12; Gl 3:28, 29; Cl 3:11). O retrato da prosperidade de Sião é reminiscência da visão do reino de Deus, que se torna uma montanha que enche a Terra (Dn 2:34, 35, 44, 45), e da parábola de Jesus sobre o reino que cresce e se torna uma enorme árvore que abriga as aves do céu (Mt 13:32).

A prontidão de Sião em adotar todos os povos se cumpre na Grande Comissão da igreja para pregar o evangelho e as três mensagens angélicas às nações (Mt 28:18-20)?

Mt 28:18-20 (NAA): “18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.”

Terça-feira, 12 de março de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos