A estrela da manhã da Reforma

 Lições da Bíblia1

5. Que atitudes de Davi e Jeremias em relação à Palavra de Deus foram a pedra angular da Reforma? Sl 19:7-11; 119:140, 162; Jr 15:16

Sl 19:7-11 (NAA)2: “7 A lei do Senhor é perfeita e restaura a almao testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples. 8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. 9 O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. 10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. 11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar há grande recompensa.

Sl 119:140, 162 (NAA)2: “140 Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima. […] 162 Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos.”

Jr 15:16 (NAA)2: “Achadas as tuas palavras, logo as comi. As tuas palavras encheram o meu coração de júbilo e de alegria, pois sou chamado pelo teu nome, ó Senhor, Deus dos Exércitos.”

Uma das verdades realçadas pela Reforma foi a alegria trazida pelo estudo das Escrituras, o que não era um exercício penoso, legalista nem rígido, mas um deleite.

Ao estudarem as Escrituras, foram transformados. “O caráter de Wycliffe é um testemunho do poder educador e transformador das Sagradas Escrituras. Foram elas que fizeram ele ser o que foi. O esforço para aprender as grandes verdades da revelação comunica frescor e vigor a todas as capacidades. Expande a mente, aguça a percepção e amadurece o discernimento. O estudo da Bíblia enobrece todo pensamento, sentimento e aspiração como nenhum outro estudo consegue fazer. Dá estabilidade de propósitos, paciência, coragem e fortaleza; aperfeiçoa o caráter e santifica a alma. O estudo fervoroso e reverente das Escrituras – colocando a mente do estudante em contato direto com a mente infinita – daria ao mundo pessoas de intelecto mais forte e mais ativo, e de princípios mais nobres do que os que já existiram como resultado do mais hábil ensino que a filosofia humana proporciona” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 78, 79).

6. Que conselho Paulo deu a Timóteo a respeito da Palavra? 2Tm 2:1-3

2Tm 2:1-3 (NAA)2: “1 Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 2 E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros. 3 Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.”

Os reformadores desejavam compartilhar a verdade que alegrava seu coração. John Wycliffe passou a vida traduzindo a Bíblia para o inglês por duas razões: A Palavra o transformou, e o amor de Cristo o motivou a compartilhar o que aprendeu.

Antes de Wycliffe, havia muito pouco da Bíblia em inglês. O reformador morreu antes que Roma chegasse até ele, mas o papado desenterrou seus restos mortais, queimou-os e jogou suas cinzas no rio Swift. Mas, assim como essas cinzas foram espalhadas pela água, a Bíblia, a água da vida, se espalhou por toda parte como resultado de sua obra. Dessa forma, Deus o usou – “a estrela da manhã da Reforma”.

Quarta-feira, 24 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos