A luz vence a escuridão

 Lições da Bíblia1

2. Leia Judas 3, 4. Que advertência há nessa passagem e como ela se aplica à igreja cristã em todos os tempos?

Judas 3, 4 (NAA)2: “3 Amados, quando eu me empenhava para escrever-lhes a respeito da salvação que temos em comum, senti que era necessário corresponder-me com vocês, para exortá-los a lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. 4 Pois certos indivíduos, cuja sentença de condenação foi promulgada há muito tempo, se infiltraram no meio de vocês sem serem notados. São pessoas ímpias, que transformam em libertinagem a graça do nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

O livro de Judas foi escrito antes de 65 d.C. para cristãos “amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo” (Jd 1:1). Esses fiéis foram instados a “lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Pois certos indivíduos […] se infiltraram no meio [deles] sem serem notados. [Eram] pessoas ímpias, que transformam em libertinagem a graça do nosso Deus” (Jd 1:3, 4). Essa admoestação foi ainda mais significativa para os crentes na Idade Média depois que práticas pagãs inundaram a igreja e tradições humanas comprometeram a Palavra de Deus. Por muitos séculos, pessoas como os valdenses permaneceram como campeões da verdade. Eles acreditavam que Cristo era seu único Mediador e a Bíblia sua única fonte de autoridade. “Em cada época houve testemunhas de Deus – pessoas que guardavam no seu íntimo a fé em Cristo como único mediador entre Deus e o homem, que mantinham as Escrituras Sagradas como a única regra de vida e santificavam o verdadeiro sábado” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 52).

3. Que promessa Deus faz aos fiéis em face da própria morte? Ap 2:10

Ap 2:10 (NAA)2: “Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à prova, e passem por uma tribulação de dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

As palavras de Apocalipse 2:10 foram escritas para a igreja em Esmirna. Um dos deuses padroeiros da cidade era Dionísio, o deus da festa e da fertilidade. Quando os sacerdotes de Dionísio morriam, colocava-se uma coroa na cabeça deles em seu cortejo fúnebre. João compara essa coroa terrena colocada por ocasião da morte com a coroa da vida, que será colocada na cabeça dos vitoriosos sobre as forças do mal.

A coroa da vida inspirou os fiéis a suportar a morte por amor a Cristo. Ela motiva os crentes nas aflições e inspirou os valdenses na dor e na perseguição. Eles sabiam que veriam Jesus um dia e viveriam com Ele para sempre. A coroa da vida apela a nós: sofremos, mas uma recompensa nos espera se fixarmos os olhos em Jesus.

O que encoraja você nas dificuldades? Que promessas reivindica nesses momentos?

Segunda-feira, 22 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos