Batalha pela mente

 Lições da Bíblia1

7. De acordo com Paulo, quem cegou o entendimento dos incrédulos? Como o entendimento pode ser aberto? Quem está por trás da obra das trevas? Quem lidera a obra da luz? 2Co 4:3-6

2Co 4:3-6 (NAA)2: “3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que ele está encoberto, 4 nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo como Senhor e a nós mesmos como servos de vocês, por causa de Jesus. 6 Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.”

A palavra grega para “entendimento” nessa passagem é noema. Significa literalmente percepção ou capacidades mentais. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia esclarece: “A batalha entre Cristo e Satanás é pela mente do ser humano (Rm 7:23, 25; 12:2; 2Co 3:14; 11:3; Fp 2:5; 4:7, 8). A principal obra de Satanás é cegar ou obscurecer a mente das pessoas. Ele as afasta do estudo da Palavra de Deus, ao transtornar os poderes da mente por meio dos excessos físicos e mentais. Ocupa a mente com coisas da vida e apela ao orgulho e à exaltação pessoal” (v. 6, p. 940).

Os perdidos não eram incapazes de conhecer a verdade. O problema foi que eles não se interessaram em conhecer. Muitos tiveram oportunidades de conhecer a verdade, mas escolheram não crer, e Satanás cegou seus olhos. O reino de Satanás é de trevas. “O evangelho é o único meio pelo qual os métodos e enganos diabólicos podem ser expostos, e pelos quais as pessoas conseguem enxergar o caminho das trevas para a luz” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 941). A essência da mensagem do NT é a vida, morte e ressurreição de Jesus. Ele está no coração do evangelho e é o centro das Escrituras. Toda a Escritura testifica Dele (Jo 5:39).

8. Leia João 1:4, 5, 9, 14. Como esses versos descrevem Jesus?

João 1:4, 5, 9, 14 (NAA): “4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. […] 9 a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade. […] 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

Nos primeiros séculos, os crentes do NT estiveram comprometidos com Cristo como Aquele que foi luz nas trevas. Eles foram redimidos por Sua graça, transformados por Seu poder e motivados por Seu amor. Nem a morte quebrou a lealdade deles a Cristo. Eles reconheciam os enganos do diabo através da luz do evangelho. Cristo sempre teve pessoas que, por Sua graça, defenderam a verdade. Nesse tempo, a luz do amor, da graça e da verdade de Cristo brilhou através das trevas.

Quinta-feira, 18 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos