Cristãos providencialmente preservados

 Lições da Bíblia1

A graça e a providência de Deus são reveladas nos eventos que levaram à destruição de Jerusalém. Céstio Galo e os exércitos romanos cercaram a cidade. Em um movimento inesperado, quando seu ataque parecia iminente, eles se retiraram. Os exércitos judeus os perseguiram e obtiveram uma grande vitória.

Com a fuga dos romanos, os cristãos em Jerusalém fugiram para Pela, na Pereia, além do Jordão. “O sinal prometido fora dado aos cristãos que aguardavam, e agora todos tiveram oportunidade para obedecer ao aviso do Salvador. Os acontecimentos foram encaminhados de tal maneira que nem judeus nem romanos impediriam a fuga dos cristãos” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 23).

O que a Bíblia diz sobre o cuidado de Deus? Sl 46:1; Is 41:10

Sl 46:1 (NAA)2: “Deus é o nosso refúgio e fortalezasocorro bem presente nas tribulações.”

Is 41:10 (NAA)2: “não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu DeusEu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça.

Deus é soberano sobre os eventos na Terra para o cumprimento de Seus propósitos. Embora às vezes Ele altere Seus planos com base em nossas escolhas, Seu plano final se cumprirá. Os fiéis enfrentarão dificuldades e até a morte pela causa de Cristo. Porém, nos momentos mais difíceis, Deus sustentará e preservará Sua igreja.

4. Até que ponto vai a batalha contra o mal? Deus permite que alguns sofram e até morram como mártires pela causa de Cristo. Esse fato contradiz a ideia da proteção de Deus? Hb 11:35-38; Ap 2:10

Hb 11:35-38 (NAA)2: “35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. 38 O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

Ap 2:10 (NAA)2: “Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à prova, e passem por uma tribulação de dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

“Os esforços de Satanás para destruir a igreja de Cristo pela violência foram em vão. O grande conflito em que os discípulos de Jesus rendiam a vida não cessava quando esses fiéis líderes tombavam em seus postos. Com a derrota, venciam. Os obreiros de Deus eram mortos, mas Sua obra ia avante com firmeza” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 32).

Os escritores bíblicos certamente conheciam a dor e o sofrimento, mas escreveram sobre o amor de Deus. Como podemos experimentar o amor de Deus por nós?

Segunda-feira, 08 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos