Cuidando da comunidade

 Lições da Bíblia1

A igreja cristã primitiva cresceu não apenas porque seus membros pregavam o evangelho, mas porque viviam o evangelho. Os crentes seguiam o modelo do ministério de Cristo, que “percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4:23). Jesus Se importava profundamente com as pessoas, e a igreja do NT também se importava. Foi esse amor altruísta, o compromisso de satisfazer as necessidades humanas e a pregação das boas-novas do evangelho no poder do Espírito Santo, que causou tanto impacto no mundo nos primeiros séculos.

6. Que princípios aprendemos sobre cristianismo autêntico em diferentes situações relatadas em Atos? At 2:44-47; 3:6-9; 6:1-7

At 2:44-47 (NAA): “44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templopartiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

At 3:6-9 (NAA): “6 Pedro, porém, lhe disse: — Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso lhe dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levante-se e ande! 7 E, pegando na mão direita do homem, ajudou-o a se levantar. Imediatamente os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 e, dando um salto, ficou em pé, começou a andar e entrou com eles no templo, pulando e louvando a Deus. 9 Todo o povo viu o homem andando e louvando a Deus,”

At 6:1-7 (NAA): “1 Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 Então os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: — Não é correto que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, para os encarregarmos desse serviço. 4 Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5 O parecer agradou a todos. Então elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram estes homens aos apóstolos, que, orando, lhes impuseram as mãos. 7 A palavra de Deus crescia e, em Jerusalém, o número dos discípulos aumentava. Também um grande grupo de sacerdotes obedecia à fé.”

A igreja de Cristo era Seu corpo na Terra, e ela também, nesses primeiros séculos, expressou o amor sacrifical e a preocupação de Jesus pela humanidade ferida e quebrantada. Esses crentes eram exemplos vivos da compaixão do Senhor.

No grande conflito que assola o Universo, o diabo quer desfigurar a imagem de Deus na humanidade. O propósito do evangelho é restaurar a imagem de Deus no ser humano. Essa restauração inclui cura física, mental, emocional e espiritual.

Em João 10:10, Jesus revelou o Seu plano para nós. “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Ele anseia que sejamos fisicamente saudáveis, mentalmente ativos, emocionalmente estáveis e espiritualmente íntegros.

Isso é especialmente verdadeiro à luz de Seu retorno prometido. Este mundo enfrenta uma crise. As predições de Jesus anteveem condições catastróficas antes de Seu retorno (Mt 24; Lc 21). Quando Cristo nos toca com Sua graça curadora, ansiamos tocar os outros com o toque curador de Cristo. Jesus nos envia como embaixadores Dele para tocar com o Seu amor um mundo quebrantado. O cristianismo do NT caracterizava-se pelo amor de uns pelos outros e por suas comunidades.

O que devemos fazer para provar que as acusações de Satanás contra Deus são falsas?

Quarta-feira, 10 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos