Fiéis em meio à perseguição

 Lições da Bíblia1

Apesar da perseguição, a igreja cristã cresceu rapidamente. Fiéis proclamaram a Palavra com poder; vidas foram transformadas e dezenas de milhares se converteram.

5. Quais foram os desafios que a igreja do NT enfrentou e como ocorreu seu crescimento? At 2:41; 4:4, 31; 5:42 e 8:1-8

At 2:41 (NAA)2: “Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.”

At 4:4, 31 (NAA)2: “4 Porém muitos dos que ouviram a palavra creram, subindo o número desses homens a quase cinco mil. […] 31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.

At 5:42 (NAA)2: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar que Jesus é o Cristo.

At 8:1-8 (NAA)2: “E Saulo consentia na morte de Estêvão. Naquele dia, teve início uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2 Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande lamentação por ele. 3 Saulo, porém, queria destruir a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres, lançando-os na prisão. 4 Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. 5 Filipe foi à cidade de Samaria e anunciava Cristo ao povo dali. 6 As multidões, unânimes, davam atenção às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele fazia. 7 Pois os espíritos imundos, gritando em alta voz, saíam de muitos que estavam possuídos por eles; e muitos paralíticos e coxos foram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade.”

Os discípulos enfrentaram ameaças (At 4:17), prisão (At 5:17, 18), perseguição (At 8:1) e morte (At 7:59; 12:2); contudo, corajosamente proclamaram o Cristo ressuscitado, e as igrejas se multiplicaram na Judeia, Galileia e Samaria (At 9:31).

O inferno foi abalado. As amarras satânicas foram desfeitas. A superstição desmoronou-se diante do poder de Cristo ressuscitado. O evangelho triunfou diante de probabilidades desanimadoras. Os discípulos já não se acovardavam no cenáculo. O medo foi embora como uma sombra que se desvanecia.

Um vislumbre do Senhor ressuscitado mudou a vida dos discípulos. Jesus lhes deu razão para viver. O Senhor não só lhes deu a Grande Comissão (Mc 16:15), mas também a grande promessa: “Vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da Terra” (At 1:8).

O evangelho alcançou os cantos remotos da Terra (Cl 1:23). Embora o último discípulo, João, tivesse morrido no fim do primeiro século, outros pegaram a tocha da verdade. Plínio, o Moço, governador da Bitínia, na costa norte da atual Turquia, escreveu ao imperador Trajano por volta de 110 d.C. Sua declaração é significativa porque foi feita quase 80 anos após a cruz. Plínio falou dos julgamentos que conduzia para encontrar e executar cristãos: “Muitas pessoas de todas as idades e classes e de ambos os sexos estão sendo colocados em perigo pela acusação, e isso vai continuar. O contágio dessa superstição [cristianismo] se espalhou não apenas nas cidades, mas também nas aldeias e distritos rurais” (Henry Bettenson, Documents of the Christian Church [Nova York: Oxford University Press, 2011], p. 4).

O que a igreja do fim dos tempos pode aprender com a igreja primitiva?

Terça-feira, 09 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos