Lições da Bíblia1

1. Qual é a diferença entre o caráter de Jesus e o de Satanás? Jo 14:6; 8:44

Jo 14:6 (NAA)2: “Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Jo 8:44 (NAA)2: “Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

O que Jesus diz é verdade porque Ele é o Autor da verdade, a qual procede de um Deus sábio, amoroso e onisciente, que é o fundamento da realidade e da verdade.

Por outro lado, Satanás é mentiroso e pai da mentira. Ele usa enganos, desinformação e distorções da verdade para desviar o povo de Deus. Ele enganou Eva no Éden mudando a verdade, criando dúvidas e negando abertamente o que Deus havia dito. A declaração de Satanás, “é certo que vocês não morrerão”, foi uma contradição das palavras de Deus. Ao longo dos séculos, Satanás tem usado a mesma estratégia. Ele mina a confiança na Palavra de Deus, contradiz a vontade divina revelada, altera as Escrituras e, às vezes, cita a Bíblia de forma errônea quando lhe é conveniente.

2. Leia Provérbios 23:23; João 17:17; 8:32. Que semelhança vemos nesses textos sobre a verdade das Escrituras? Qual é a mensagem central?

Pv 23:23 (NAA)2: “Compre a verdade e não a venda; compre a sabedoria, a instrução e o entendimento.”

Jo 17:17 (NAA)2: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Jo 8:32 (NAA)2: “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”

“Satanás bem sabia que as Sagradas Escrituras habilitariam os homens a discernir seus enganos e resistir ao seu poder. Foi pela Palavra que o Salvador do mundo resistiu aos ataques dele. Diante de cada investida, Cristo apresentou o escudo da verdade eterna, dizendo: ‘Está escrito.’ […] Para Satanás manter seu domínio sobre os homens e estabelecer a autoridade humana, deveria conservá-los em ignorância com respeito às Escrituras. A Bíblia exaltaria a Deus e colocaria o ser humano finito em sua verdadeira posição; portanto, suas sagradas verdades deveriam ser ocultadas e suprimidas. Essa lógica foi adotada pela igreja de Roma. Durante séculos, a circulação das Escrituras foi proibida. […] Sacerdotes e prelados sem escrúpulos interpretavam seus ensinos de modo que favorecesse suas pretensões. Assim, o chefe da igreja veio a ser quase universalmente reconhecido como o vigário de Deus na Terra” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 39, 40).

De que maneira Satanás tenta distorcer ou interpretar mal a Palavra de Deus hoje?

Domingo, 14 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos