O planeta Terra se envolve

 Lições da Bíblia1

Deus criou a Terra perfeita. Lemos na Bíblia que Ele “viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom” (Gn 1:31). Não havia mancha de pecado ou mal em lugar nenhum. Mas Ele deu a Adão e Eva a mesma liberdade de escolha que havia dado a Lúcifer. Ele não queria robôs na Terra, assim como não queria robôs no Céu.

O Senhor plantou uma árvore no jardim e a chamou de árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele fez questão de falar com Adão e Eva sobre isso, pois queria ter certeza de que soubessem que tinham uma escolha.

Satanás foi à árvore e, visto que Eva se demorava ali, ele lhe disse: “‘É certo que vocês não morrerão. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal’” (Gn 3:4, 5). Em outras palavras, “Se você comer desta árvore, entrará em uma nova esfera de existência, sentirá emoção, terá uma sensação que nunca teve antes. Eva, Deus está privando você de algo. Aqui, pegue o fruto proibido e coma-o.”

Quando Eva, e mais tarde Adão, fizeram sua escolha, abriram uma porta que Deus queria manter fechada para sempre. Era a porta para o pecado, para o sofrimento, a aflição, a doença e a morte.

5. Leia Gênesis 3:1-3; Romanos 3:23; 5:12. O que esses textos têm em comum? Descreva os principais resultados do pecado que afligem toda a humanidade.

Gn 3:1-3 (NAA)2: “1 Mas a serpente, mais astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: — É verdade que Deus disse: ‘Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim’? 2 A mulher respondeu à serpente: — Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.’

Rm 3:23 (NAA)2: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”

Rm 5.12 (NAA)2: “Portanto, assim como por um só ser homano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.”

Em essência, o pecado é rebelião contra Deus. Ele nos separa do Criador. Uma vez que Deus é a fonte da vida, separar-se Dele leva à morte. Também leva à preocupação, ansiedade, doença e enfermidade. O sofrimento em nosso mundo é, basicamente, resultado de viver em um planeta devastado pelo pecado. Isso certamente não significa que toda vez que sofremos ou ficamos doentes é porque pecamos, e sim que cada um de nós é afetado por viver em um planeta assolado pelo pecado.

Leia Gênesis 3:15; Levítico 5:5, 6; João 1:29.

Gn 3:15 (NAA)2: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.”

Lv 5:5, 6 (NAA)2: “5 Quem for culpado numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou. 6 Como sua oferta pela culpa, pelo pecado que cometeu, essa pessoa trará ao Senhor, do gado miúdo, uma cordeira ou uma cabrita como oferta pelo pecado; assim, o sacerdote, por essa pessoa, fará expiação do seu pecado.”

Jo 1:29 (NAA)2: “No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: — Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

Que promessa Deus fez a Adão e Eva no jardim depois que pecaram e que lhes deu esperança, apesar da culpa e do desespero? O que Ele fez no Éden que apontava para a solução futura do problema do pecado?

Terça-feira, 02 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos