Protegidos pela Palavra

 Lições da Bíblia1

O que nos protege contra os enganos de Satanás? Jo 17:15-17; At 20:32

Jo 17:15-17 (NAA)2: “15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

At 20:32 (NAA)2: “Agora, pois, eu os entrego aos cuidados de Deus e à palavra da sua graça, que tem poder para edificá-los e dar herança entre todos os que são santificados.

A Bíblia é a revelação infalível da vontade de Deus. Ela apresenta o plano do Céu para a salvação da humanidade. Uma vez que “toda a Escritura é inspirada por Deus”, ela é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3:16). “Toda a Escritura” é inspirada por Deus; não algumas partes ou algumas partes mais do que outras. Toda a Bíblia deve ser aceita como a Palavra de Deus. Caso contrário, a porta estará escancarada para o engano.

A Bíblia revela o amor de Deus à luz do grande conflito, expõe as ilusões satânicas e revela seus enganos. O diabo odeia a Palavra de Deus e tem feito todo o possível ao longo dos séculos para destruir sua influência.

Afinal, o que saberíamos sobre o plano da salvação sem a Bíblia? Quanto entenderíamos sobre o nascimento, a vida, os ensinos e o ministério de Jesus? Sem as Escrituras, como entenderíamos a profundidade do sacrifício de Cristo, a glória de Sua ressurreição, o poder de Sua intercessão e a majestade de Seu retorno?

Essas verdades cruciais são reveladas, ensinadas e enfatizadas na Bíblia. Somente ela deve ser o padrão supremo e definitivo para a compreensão da verdade.

Portanto, devemos lutar contra toda tentativa de minar sua autoridade ou inspiração; inclusive daqueles que professam amor à Bíblia, mas lançam dúvidas sobre ela de forma sutil. Tragicamente, por meio dos avanços do pensamento moderno, teólogos e cristãos se concentram tanto no lado humano das Escrituras que a Bíblia se torna a palavra do homem em vez de a Palavra de Deus. Alguns argumentam que a Bíblia são os escritos de reis, pastores, pescadores, sacerdotes, poetas e outros que compartilharam suas concepções acerca de Deus, da natureza e da realidade da melhor forma que, em sua época e lugar, as compreendiam.

Se isso fosse verdade, por que ainda nos importaríamos com o que essas pessoas pensavam, ou por que suas crenças seriam a nossa esperança de eternidade?

Leia o Salmo 119:105, 116, 130, 133 e 160. Que revelações o salmista nos deu a respeito do significado da Palavra de Deus no plano da salvação?

Sl 119:105, 116, 130, 133 e 160 (NAA)2: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos. […] 116 Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que eu seja envergonhado na minha esperança. […] 130 A revelação das tuas palavras traz luz e dá entendimento aos simples. […] 133 Firma os meus passos na tua palavra, e não permitas que nenhuma iniquidade me domine. […] 160 As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.”

Terça-feira, 16 de abril de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos