O sábado e a lei

 Lições da Bíblia1:

4. Qual é a relação entre a criação, o sábado e a lei de Deus? Ap 14:6, 7; 4:11; Gn 2:1-3; Êx 20:8-11

Ap 14:6, 7 (NAA)2: “6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo, 7 dizendo com voz forte: — Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.”

Ap 4:11 (NAA)2: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas.

Gn 2:1-3 (NAA)2: “1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e tudo o que neles há. 2 E, havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. 3 E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito.

Êx 20:8-11 (NAA)2: “8 — Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. 9 Durante seis dias você pode trabalhar e fazer toda a sua obra, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. 11 Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.

A criação fala do nosso valor aos olhos de Deus. Não estamos sozinhos no Universo. O enredo científico comum da origem da vida, reivindicado pela mídia e pela cultura popular, apresenta uma visão incompatível com o relato bíblico em todos os sentidos.

Estamos aqui porque Jesus nos criou. Ele é digno de nossa adoração não apenas porque nos criou, mas também porque nos redimiu. Criação e redenção estão no centro de toda a verdadeira adoração. Portanto, o sábado é vital para entender o plano da salvação. O sábado fala do cuidado de um Criador e do amor de um Redentor.

No fim da semana da criação, Deus descansou na beleza e majestade do mundo que havia feito. Ele também descansou como um exemplo para nós. O sábado é uma pausa semanal para louvar Aquele que nos fez. Ao adorarmos no sábado, abrimos o coração para receber a bênção especial que Ele colocou apenas nesse dia e em nenhum outro dia.

O sábado aponta para o Criador que nos amou demais para nos abandonar quando nos afastamos de Seu propósito para nós. É um símbolo eterno do descanso Nele, um sinal especial de lealdade ao Criador (Ez 20:12, 20). É um símbolo de descanso, não de obras; da graça, não do legalismo; de segurança, não de condenação; de dependência de Deus para a salvação, não de nós mesmos. O descanso sabático é o descanso nos braços Daquele que nos criou, nos redimiu e voltará para nos buscar.

A mensagem de Deus para o mundo no tempo do fim, apresentada em Apocalipse 14, chama as pessoas a descansar em Seu amor e cuidado a cada sábado. Chama-nos a lembrar-nos Daquele que nos criou e a dar-Lhe glória. Guardar o sábado também é um elo entre a perfeição do Éden e a glória dos novos céus e da nova Terra. Isso nos lembra que um dia os esplendores do Éden serão restaurados.

Os adventistas têm sido acusados de legalismo por causa da guarda do sábado. Sendo o sábado símbolo de redenção e justificação pela fé, por que as pessoas pensam que estamos tentando forçar a entrada no Céu em razão da observância do mandamento?

Terça-feira, 28 de maio de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote