Esperança do breve retorno de Jesus
Lições da Bíblia1:
4. Leia João 14:1-3; Tito 2:11-14. À luz dos desafios do futuro e do tempo de angústia, por que esses versos são tão encorajadores?
João 14:1-3 (NAA)2: “1 — Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. 3 E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também.”
Tito 2:11-14 (NAA)2: “11 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. 12 Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. 14 Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.”
Jesus disse: “Que o coração de vocês não fique angustiado”. Essas palavras garantem que Ele nunca nos deixará e voltará para nos levar para casa. Este mundo não é nosso lar. Um dia melhor chegará. Uma vez a cada 25 versos, o NT fala da volta do Senhor. Quando os dias forem escuros e as leis opressivas da união da Igreja com Estado ameaçarem a vida, a promessa da segunda vinda de Cristo encherá nosso coração com a “bendita esperança” que tem inspirado o povo fiel de Deus em todas as gerações.
5. Leia Apocalipse 6:15-17; Isaías 25:8, 9. Compare as atitudes dos salvos e dos perdidos reveladas nesses versos. O que explica a diferença entre essas duas atitudes?
Apocalipse 6:15-17 (NAA)2: “15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes 16 e disseram aos montes e aos rochedos: — Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro! 17 Porque chegou o grande Dia da ira deles, e quem poderá subsistir?”
Isaías 25:8, 9 (NAA)2: “8 Tragará a morte para sempre, e, assim, o Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o vexame do seu povo, porque o Senhor falou. 9 Naquele dia, se dirá: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.”
Os ímpios percebem as horríveis consequências do pecado, enquanto os justos aceitam as maravilhosas provisões da graça. A rebelião contra Deus leva ao medo, à culpa, à condenação e, finalmente, à perdição eterna. Nossa resposta à Sua graça salvadora leva ao perdão, à paz e à alegria eternas em Seu glorioso retorno.
6. Leia Apocalipse 15:3, 4; 19:7. Como os redimidos responderão à gloriosa salvação provida por meio de Cristo?
Apocalipse 15:3, 4 (NAA)2: “3 E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: ‘Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo. Por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.’”
Apocalipse 19:7 (NAA)2: “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou.”
“A cruz de Cristo será a ciência e o cântico dos remidos por toda a eternidade. No Cristo glorificado, eles contemplarão o Cristo crucificado. […] O fato de o Criador de todos os mundos, o Árbitro de todos os destinos, ter deixado Sua glória e se humilhado por amor ao ser humano despertará eternamente a admiração e a adoração do Universo” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 539).
Leia Apocalipse 12:17; 17:13, 14; 19:11-16. Observe a progressão desses versos. O que isso nos diz sobre a última guerra da Terra e a vitória de Cristo?
Ap 12:17 (NAA)2: “O dragão ficou irado com a mulher e foi travar guerra com o restante da descendência dela, ou seja, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.”
Ap 17:13, 14 (NAA)2: “13 Estes têm um mesmo propósito e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem. 14 Lutarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; serão vencedores também os chamados, eleitos e fiéis que estão com o Cordeiro.”
Ap 19:11-16 (NAA)2: “11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e combate com justiça. 12 Os seus olhos são como chama de fogo; na cabeça dele há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. 13 Está vestido com um manto encharcado de sangue, e o seu nome é ‘Verbo de Deus’. 14 Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho finíssimo, branco e puro. 15 Da sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele mesmo as regerá com cetro de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: ‘Rei dos reis e Senhor dos senhores’.”
Segunda-feira, 24 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.