Esperança no tempo de angústia

 Lições da Bíblia1:

1. Que eventos ocorrerão pouco antes da volta de Cristo? Ap 22:11, 12; Dn 12:1, 2; Jr 30:5-7

Ap 22:11, 12 (NAA)2: “11 Continue o injusto a fazer injustiça, e continue o imundo a ser imundo. O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. 12 — Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras.”

Dn 12:1, 2 (NAA)2: “1 — Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do povo de Deus, e haverá tempo de angústia, como nunca houve, desde que existem nações até aquele tempo. Mas, naquele tempo, o povo de Deus será salvo, todo aquele que for achado inscrito no livro. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, outros para vergonha e horror eterno.”

Jr 30:5-7 (NAA)2: “5 Assim diz o Senhor: ‘Ouvimos um grito de terror, um grito de medo e não de paz.  6 Perguntem e vejam se um homem pode dar à luz uma criança? Por que, então, vejo todos esses homens com as mãos na cintura, como se fossem uma mulher que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos? 7 Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó, mas ele será salvo dela.”

O fim do tempo da graça para o ser humano será seguido por um tempo de angústia “como nunca houve desde que existem nações até aquele tempo”. Apocalipse 16 descreve as sete últimas pragas que serão derramadas sobre o mundo ímpio. Mas, assim como aconteceu no caso das pragas que caíram no Egito, os fiéis serão protegidos delas. Temos uma promessa: “Naquele tempo, o povo de Deus será salvo, todo aquele que for achado inscrito no livro” (Dn 12:1). Isso deve ser uma referência ao “livro da vida” (Fp 4:3; Ap 13:8; 20:12, 15; 22:19). Se permanecermos fiéis a Jesus, nossos nomes não serão apagados do livro da vida (Ap 3:5).

2. Leia 1 João 3:1-3; João 8:29 e 14:30. Qual é a única preparação eficaz para o tempo de angústia que se aproxima?

1 João 3:1-3 (NAA)2: “1 Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E todo o que tem essa esperança nele purifica a si mesmo, assim como ele é puro.”

João 8:29 (NAA)2: “E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.”

João 14:30 (NAA)2: “Já não falarei muito com vocês, porque aí vem o príncipe do mundo, e ele não tem poder sobre mim.

Os fiéis têm um relacionamento tão profundo com Jesus que nada pode abalar. O desejo deles é agradar o Senhor de modo que, por meio do Espírito Santo, eles tenham a pureza divina. Não havia nada no coração de Cristo que correspondesse aos enganos de Satanás. Podemos refletir esse aspecto de Seu caráter também.

3. Leia os Salmos 27:5; 91:1-11; Apocalipse 3:10-12. Que promessas tranquilizadoras Deus nos dá para o tempo de angústia?

Salmo 27:5 (NAA)2: “Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu abrigo; no interior do seu tabernáculo, me acolheráele me porá no alto de uma rocha.

Salmo 91:1-11 (NAA)2: “1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao Senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.’  3 Pois ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo. 5 Você não terá medo do terror noturno, nem da flecha que voa de dia, 6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7 Caiam mil ao seu lado, e dez mil, à sua direita; você não será atingido.  8 Somente com os seus olhos você contemplará e verá o castigo dos ímpios. 9 Você disse: ‘O Senhor é o meu refúgio.’ Você fez do Altíssimo a sua morada. 10 Nenhum mal lhe sucederá, praga nenhuma chegará à sua tenda. 11 Porque aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que guardem você em todos os seus caminhos.

Apocalipse 3:10-12 (NAA)2: “10 Você guardou a palavra da minha perseverança. Por isso, também eu o guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11 Venho sem demora. Conserve o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. 12 Ao vencedor, farei com que seja uma coluna no santuário do meu Deus, e dali jamais sairá. Gravarei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.”

Há algumas pessoas que têm compreendido de forma errada a ideia de passar pelo tempo de angústia sem um mediador. Jesus cessará Sua mediação no santuário do Céu quando todos tomarem a decisão final a favor ou contra Ele. Mas isso não significa que estaremos sozinhos durante esse tempo, confiando em nossa própria força. Jesus nos assegurou de que estará conosco sempre (Mt 28:20). Durante o tempo de angústia, nossa fé se fortalecerá, e nosso anseio pela eternidade aumentará, de modo que nosso único desejo será viver com Jesus para sempre.

Domingo, 23 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote