Lealdade a Deus e à Sua Palavra

 Lições da Bíblia1:

1. Como devemos nos relacionar com a verdade? Pv 23:23; Jo 8:32; 17:17

Pv 23:23 (NAA)2: “Compre a verdade e não a venda; compre a sabedoria, a instrução e o entendimento.”

Jo 8:32 (NAA)2: “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”

Jo 17:17 (NAA)2: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

Ao longo dos tempos, o grande conflito tem sido uma batalha entre a verdade e o erro. Satanás é mentiroso e o pai da mentira (Jo 8:44). Jesus é o Autor da verdade (Jo 14:6). A verdade que liberta do engano está na Palavra de Deus. A Bíblia desmascara a estratégia satânica e revela os planos divinos. Ela é lâmpada para os nossos pés (Sl 119:105). “A revelação das” palavras de Deus “traz luz e dá entendimento aos simples” (Sl 119:130). As palavras de Deus “são em tudo verdade” (Sl 119:160).

2. Que garantia o apóstolo nos dá a respeito da profecia? Que ilustração ele usa em relação à importância da palavra profética? 2Pe 1:16-21

2Pe 1:16-21 (NAA)2: “16 Porque não lhes demos a conhecer o poder e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade. 17 Porque ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando, pela Suprema Glória, lhe foi enviada a seguinte voz: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.’ 18 Ora, nós ouvimos esta voz vinda do céu quando estávamos com ele no monte santo. 19 Assim, temos ainda mais segura a palavra profética, e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês.20 Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Não seguimos “fábulas engenhosamente inventadas”. As profecias iluminam o caminho. Elas nos ajudam a distinguir a verdade do erro. Sem a Bíblia, seríamos deixados aos caprichos da opinião humana e seríamos facilmente enganados. “As Escrituras Sagradas são apresentadas ao povo de Deus como a proteção contra a influência dos falsos ensinadores e o poder ilusório dos espíritos das trevas. Satanás usa todos os meios possíveis para impedir os seres humanos de obter conhecimento da Bíblia, pois os claros ensinos dela desmascaram seus enganos. […] Em breve, o último grande engano aparecerá diante de nós. Veremos o anticristo realizando seus atos miraculosos. A contrafação se parecerá tanto com o verdadeiro que será impossível distingui-los sem o auxílio das Santas Escrituras. […] Somente aqueles que têm fortalecido a mente com as verdades da Bíblia poderão resistir no último grande conflito. Todos terão de passar pela prova decisiva: Obedecerei a Deus ou aos homens? […] Será que nossos pés estão firmados na rocha da imutável Palavra do Senhor? Estamos preparados para permanecer firmes em defesa dos mandamentos de Deus e da fé em Jesus?” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 495).

O que nos manterá de pé na crise final? O que nos distrai de estudar a Palavra de Deus? O prazer pessoal tem comprometido nossa lealdade à verdade?

Domingo, 16 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote