O milênio na Terra

 Lições da Bíblia1:

Apocalipse 19 termina com uma descrição dramática da volta de Jesus e da destruição dos ímpios. Mas a história não acaba aí. Apocalipse 20 nos introduz a um período que durará mil anos, conhecido como o “milênio”. 

7. O que acontecerá a Satanás quando Jesus voltar? Ap 20:1-3 

Ap 20:1-3 (NAA)2: “1 Então vi descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.”

As imagens de Apocalipse 20:1-3 são simbólicas. Satanás não ficará amarrado literalmente com uma corrente e trancado em um abismo. Por mil anos, ele estará confinado à Terra desolada e despovoada, limitado pelas circunstâncias que ele mesmo criou. Em 2 Pedro 2:4, lemos que Satanás e seus anjos estão destinados à punição por “correntes de escuridão”. Satanás será confinado à Terra por uma cadeia de circunstâncias, sem ter ninguém para tentar. Por mil anos, ele verá a devastação, destruição e o desastre que sua rebelião criou. 

A palavra abismo é o termo usado na Septuaginta (tradução grega do AT) para descrever a Terra na criação (Gn 1:2). A Bíblia descreve a Terra desolada, não uma caverna ou abismo em algum lugar do Universo. O pecado e a destruição trazidos por Satanás, juntamente com o caos que precederá a volta de Cristo, tornará a Terra uma massa escura e desorganizada, como era sua condição no início da criação. 

8. Leia Jeremias 4:23-26; 25:33; Isaías 24:1, 3, 5. Como os profetas bíblicos descrevem essa cena? 

Jeremias 4:23-26 (NAA)2: “23 Olhei para a terra, e eis que ela estava sem forma e vazia; olhei para os céus, e eles não tinham luz. 24 Olhei para os montes, e eis que tremiam; e todas as colinas estremeciam. 25 Olhei, e eis que não havia ninguém, e todas as aves dos céus haviam fugido. 26 Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas em ruínas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.

Jeremias 25:33 (NAA)2: “Os que o Senhor entregar à morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra. Não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra.”

Isaías 24:1, 3, 5 (NAA)2: 1  Eis que o Senhor vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e dispersar os seus moradores. […] 3  A terra será completamente devastada e totalmente saqueada, porque o Senhor é quem proferiu esta palavra. […] 5 A terra está contaminada por causa dos seus moradores, porque transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna.

Os profetas enfatizam a destruição que ocorrerá na segunda vinda de Cristo, e que ninguém será deixado vivo na Terra no período de mil anos. Satanás e seus anjos serão deixados para contemplar os estragos causados por sua rebelião. O Universo inteiro reconhecerá novamente que o salário do pecado é a morte. Deus lida com o problema do pecado de um modo que ele nunca mais se levantará (Na 1:9). Deus faz isso de três formas principais: primeiro, Ele revela Seu amor ilimitado, Seu desejo e esforços incansáveis para salvar a humanidade. Segundo, revela Sua justiça, equidade e retidão. Terceiro, permite que o Universo veja os resultados do pecado e da rebelião.

Terça-feira, 25 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote