Mensageiro
Lições da Bíblia1:
Leia Marcos 1:1-8. Quem são os personagens desses versos, e o que eles dizem e fazem?
Marcos 1:1-8 (NAA)2: “1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Como está escrito na profecia de Isaías: ‘Eis que envio o meu mensageiro adiante de você, o qual preparará o seu caminho. 3 Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas.’ 4 E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. 5 E toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam até ele. E, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. 6 A roupa de João era feita de pelos de camelo. Ele usava um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. 7 E João pregava, dizendo: — Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as correias das suas sandálias. 8 Eu batizei vocês com água; ele, porém, os batizará com o Espírito Santo.”
O texto de Marcos menciona três personagens principais: Jesus Cristo, mencionado em Marcos 1:1; Deus, o Pai (subentendido nas palavras de Mc 1:2); e João Batista, o mensageiro e pregador, que é o tema principal da última seção dessa passagem.
Marcos 1:2 e 3 contém uma citação do AT que Marcos apresentou para descrever o que aconteceria na história. Essa citação reúne frases de três passagens: Êxodo 23:20, Isaías 40:3 e Malaquias 3:1.
6. Leia Êxodo 23:20; Isaías 40:3; Malaquias 3:1. O que essas três passagens têm em comum?
Êxodo 23:20 (NAA)2: “Eis que eu envio um Anjo adiante de vocês, para que os guarde pelo caminho e os leve ao lugar que tenho preparado.”
Isaías 40:3 (NAA)2: “Uma voz clama: ‘No deserto preparem o caminho do Senhor! No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus!”
Malaquias 3:1 (NAA)2: “Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. De repente, o Senhor, a quem vocês buscam, virá ao seu templo; e o mensageiro da aliança, a quem vocês desejam, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.”
Êxodo 23:20 refere-se a um Anjo que Deus enviaria adiante dos israelitas para levá-los a Canaã. Isaías 40:3 menciona que Deus apareceria no deserto, e que uma estrada seria preparada diante Dele. Malaquias 3:1 fala de um mensageiro que iria diante do Senhor para preparar Seu caminho. Todas essas três passagens se referem a um caminho.
O texto de Isaías possui várias ligações com o ministério de João Batista e focaliza o caminho do Senhor. No Evangelho de Marcos, o Senhor Jesus é apresentado como estando em jornada. A narrativa dinâmica destaca essa jornada, que O levaria à cruz e à Sua morte sacrificial por nós.
Contudo, muita coisa deve acontecer antes que Ele chegue à cruz. A jornada está apenas começando, e Marcos nos contará tudo a respeito dela.
Em harmonia com a citação do AT mencionada em Marcos 1:2 e 3, João Batista chamava as pessoas ao arrependimento, a se afastarem do pecado e a se voltarem para Deus (Mc 1:4). Vestido como o antigo profeta Elias (compare com 2Rs 1:8), ele falou, em Marcos 1:7 e 8, a respeito Daquele que viria depois dele e que era mais poderoso do que ele. A declaração de João Batista, de que não era digno de desamarrar as correias das sandálias Daquele que viria, mostra a visão elevada que ele tinha de Jesus.
Terça-feira, 02 de julho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O Evangelho de Marcos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 517, jul. ago. set. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.