Ouvindo um sussurro acima de um grito

 Lições da Bíblia1:

Leia Marcos 5:1-20. O que podemos aprender sobre o grande conflito nesse relato extraordinário e, mais uma vez, sobre o poder de Jesus?

Marcos 5:1-20 (NAA)2: 1 Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. 2 Ao desembarcar, logo um homem possuído de espírito imundo veio dos túmulos ao encontro de Jesus. 3 Esse homem vivia nos túmulos, e ninguém podia prendê-lo, nem mesmo com correntes. 4 Porque, tendo sido muitas vezes preso com correntes e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e as correntes foram despedaçadas. E ninguém conseguia dominá-lo. 5 Andava sempre, de noite e de dia, gritando por entre os túmulos e pelos montes, ferindo-se com pedras. 6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e prostrou-se diante dele, 7 gritando em alta voz: — O que você quer comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Por Deus, peço-lhe que não me atormente! 8 Ele disse isto, porque Jesus tinha dito a ele: “Espírito imundo, saia desse homem!” 9 Então Jesus lhe perguntou: — Qual é o seu nome? Ele respondeu: — Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10 E pediu-lhe com insistência que não os mandasse para fora do país. 11 Ora, uma grande manada de porcos estava pastando ali pelo monte. 12 E os espíritos imundos pediram a Jesus: — Mande-nos para os porcos, para que entremos neles. 13 E Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos. E a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram. 14 Os que tratavam dos porcos fugiram e foram anunciá-lo na cidade e pelos campos. Então o povo saiu para ver o que tinha acontecido. 15 Aproximando-se de Jesus, viram o endemoniado, o que antes estava dominado pela legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. 16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que tinha acontecido ao endemoniado e também falaram a respeito dos porcos. 17 E começaram a pedir com insistência que Jesus se retirasse da terra deles. 18 Quando Jesus estava entrando no barco, aquele que antes estava possuído pelos demônios pediu com insistência que Jesus o deixasse ficar com ele. 19 Jesus, porém, não o permitiu; ao contrário, ordenou-lhe: — Vá para a sua casa, para os seus parentes, e conte-lhes tudo o que o Senhor fez por você e como teve compaixão de você. 20 Então ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe tinha feito; e todos se admiravam.”

Se a noite anterior no lago foi inesquecível, a chegada aos gerasenos na manhã seguinte também foi impressionante. A história do endemoninhado apresentada é comovente. Rompendo com todas as restrições, ele vivia nos túmulos e se feria com pedras. “Ninguém podia prendê-lo” (Mc 5:4). Então ele se encontrou com Jesus.

O homem correu para Jesus – nenhuma palavra é dita sobre os discípulos (que provavelmente fugiram). Quando o homem se aproximou de Jesus, prostrou-se diante Dele. A palavra “prostrou-se” traduz o verbo grego proskyne?, geralmente traduzido como “adorar”. Aparentemente o homem reconheceu que Jesus era Alguém que poderia ajudá-lo. Mas, quando abriu a boca, os demônios dentro dele gritaram para Jesus, que podia ouvir o pedido de ajuda sussurrado do homem acima dos gritos dos demônios. Quando eles pediram que fossem mandados para uma manada de porcos, Jesus permitiu que entrassem nos porcos. A manada, que era cerca de dois mil, desceu o precipício e se afogou. Foi um desastre financeiro para os proprietários.

É incrível que os demônios sabiam quem é Jesus, e sabiam que eram impotentes diante Dele. Por isso, “imploraram” duas vezes (Mc 5:10, 12, NVI) para fazer o que tinham pedido. Os demônios conheciam o poder que Jesus tinha sobre eles.

Essa história tem duas características predominantes. Primeiro, está cheia de elementos relacionados à impureza ou contaminação cerimonial, conforme a lei do AT: túmulos e mortos (Nm 19:11, 16), o sangramento (Lv 15) e os porcos (Lv 11:7).

Mas, em segundo lugar, sobressaindo-se aos diversos elementos de impurezas está a batalha entre os poderes do bem e as forças do mal. Jesus expulsou os demônios (vantagem de Jesus), e os demônios mataram os porcos (vantagem de Satanás). Os habitantes da cidade pediram que Jesus saísse (vantagem de Satanás), mas Jesus enviou de volta o homem curado como Sua testemunha (grande vitória de Jesus). Aquele era um missionário improvável, mas ele tinha uma história incrível para contar.

Essa história oferece esperança de que o poder de Jesus pode ajudá-lo em suas lutas?

Segunda-feira, 29 de julho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O Evangelho de Marcos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 517, jul. ago. set. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote