Cuidado com o fermento dos fariseus

 Lições da Bíblia1:

6. Que atitude dos fariseus decepcionou Jesus? Mc 8:11-13

Mc 8:11-13 (NAA)2: “11 Os fariseus chegaram e começaram a discutir com Jesus. E, tentando-o, pediram-lhe um sinal vindo do céu. 12 Jesus, porém, arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: — Por que esta geração pede um sinal? Em verdade lhes digo que nenhum sinal será dado a esta geração. 13 E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado.”

Por que Jesus não mostrou Seu poder para convencer aquelas pessoas? Essa questão nos leva ao final de Marcos 3, em que Jesus falou sobre o pecado contra o Espírito Santo. Se os ouvidos e os olhos estiverem fechados, milagres e sinais do Céu não serão capazes de convencer, mas seriam descartados como tudo o que aconteceu antes. Mesmo os milagres não são suficientes para convencer os incrédulos obstinados.

7. Leia Marcos 8:14-21. Do que os discípulos haviam se esquecido, e que verdade Jesus destacou?

Marcos 8:14-21 (NAA): “14 Ora, os discípulos se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um só. 15 Jesus os preveniu, dizendo: — Fiquem atentos e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes. 16 E eles começaram a discutir entre si, dizendo: — Ele diz isso porque não temos pão. 17 Jesus percebeu isso e perguntou: — Por que vocês estão discutindo sobre o fato de não terem pão? Vocês ainda não percebem nem compreendem? Têm o coração endurecido? 18 Tendo olhos, não veem? E, tendo ouvidos, não ouvem? Não se lembram 19 de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? Eles responderam: — Doze! 20 — E de quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? Responderam: — Sete! 21 Ao que Jesus lhes disse: — Vocês ainda não compreendem?”

Jesus aproveitou a oportunidade para alertar os discípulos contra o “fermento” dos fariseus e de Herodes (Mc 8:15), ou seja, os ensinos deles (Mt 16:12).

Mas os discípulos entenderam mal e pensaram que Jesus estivesse falando sobre comprar o pão físico. Como geralmente acontecia quando os discípulos não entendiam alguma coisa, Jesus lhes deu instruções. O Senhor fez uma série de perguntas (sendo as primeiras questões retóricas), expressando Seu desapontamento por eles não terem compreendido Sua missão. As palavras de Jesus lembram o que Ele disse em Marcos 4:10-12, sobre pessoas de fora que não entendem. Suas palavras fortes tinham como objetivo despertar os discípulos de sua letargia espiritual.

Em Marcos 8:19 e 20, Jesus fez perguntas simples sobre quantos cestos de pedaços de pão eles tinham recolhido depois que Ele alimentou os 5 mil (Mc 6:30-44) e os 4 mil (Mc 8:1-10). Essas perguntas tinham o objetivo de ilustrar que eles já deveriam ter entendido que a limitação de recursos não era barreira para Jesus. Sua última pergunta também é retórica: “Vocês ainda não compreendem?” (Mc 8:21). Afinal, pense em tudo o que eles já tinham visto e vivenciado com Jesus.

Como manter o coração e a mente abertos à realidade do amor de Deus? Pense nas evidências da atuação de Deus. Às vezes, porém, por que parece tão fácil duvidar?

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O Evangelho de Marcos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 517, jul. ago. set. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote