O monte e a multidão

 Lições da Bíblia1:

3. O que Pedro, Tiago e João viram com Jesus? Mc 9:1-13

Mc 9:1-13 (NAA)2:  1 Dizia-lhes ainda: — Em verdade lhes digo que, dos que aqui se encontram, existem alguns que não passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o Reino de Deus. 2 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou, em particular, a sós, a um alto monte. E Jesus foi transfigurado diante deles. 3 As suas roupas se tornaram resplandecentes, de um branco muito intenso, como nenhum lavandeiro no mundo as poderia alvejar. E lhes apareceu Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus. 5 Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: — Mestre, bom é estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias. 6 Pois não sabia o que dizer, por estarem eles apavorados. A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela veio uma voz que dizia: — Este é o meu Filho amado; escutem o que ele diz! 8 E, de repente, olhando ao redor, não viram mais ninguém com eles, a não ser Jesus. 9 Ao descerem do monte, Jesus lhes ordenou que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. 10 Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros o que seria esse ressuscitar dentre os mortos. 11 Então perguntaram a Jesus: — Por que os escribas dizem ser necessário que Elias venha primeiro? 12 Jesus respondeu: — Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas. Como, então, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será desprezado? 13 Eu, porém, lhes digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a respeito dele.”

Em Marcos 9:1, Jesus predisse que alguns dos que estavam com Ele não passariam pela morte antes de verem a chegada do Reino de Deus com poder. Isso se cumpriu alguns dias depois, quando Jesus levou Pedro, Tiago e João sozinhos a um alto monte. Lá Ele foi transfigurado diante deles na glória do reino celestial.

Moisés e Elias vieram do Céu para conversar com Jesus. Lucas observou que eles falavam sobre a partida (em grego, êxodo) de Jesus, que Ele estava prestes a realizar em Jerusalém (Lc 9:30, 31). Assim, essa cena de glória está ligada à morte de Jesus (Mc 9:9). Isso daria esperança aos discípulos quando Cristo fosse crucificado.

Ao descer o monte, na manhã seguinte, os três discípulos perguntaram a Jesus sobre a vinda de Elias. É provável que essa ideia estivesse ligada à expectativa de que Elias reapareceria antes do Messias (Ml 4:5, 6). Jesus respondeu que Elias já tinha vindo, fazendo referência a João Batista. Assim como haviam matado João, Jesus seria morto, mas ressuscitaria depois de três dias.

Depois da noite de glória, o cenário no sopé da montanha estava um caos (Mc 9:14-29). Os nove discípulos não conseguiram curar um menino possuído por um demônio. Quando Jesus entrou em cena, todos correram para vê-Lo. A história descreve o poder do demônio sobre a criança. Jesus pareceu demorar perguntando sobre os detalhes da situação. Isso foi demais para o pai, que deixou escapar: “Se o senhor pode fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos” (Mc 9:22).

Jesus percebeu a expressão de dúvida. Ele disse, em outras palavras: “O que você quer dizer com ‘Se o senhor pode’?” (Mc 9:23). De repente, como um relâmpago, o pai viu que não era apenas o filho que tinha um problema – ele próprio tinha um problema de incredulidade, que poderia impedir a cura do seu filho. O pai, desesperado, se lançou à misericórdia de Jesus com a frase memorável: “Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!” (Mc 9:24). Então Jesus curou o menino.

Você já teve que gritar: “Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!”? Em que situações? O que você aprendeu com essas experiências?

Terça-feira, 13 de agosto de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O Evangelho de Marcos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 517, jul. ago. set. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote