Filipe e Natanael
Lições da Bíblia1:
6. O que Filipe acreditava em relação à identidade de Jesus? Jo 1:43-46
Jo 1:43-46 (NAA)2: “43 No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a Galileia e encontrou Filipe, a quem disse: — Siga-me. 44 Esse Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: — Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Então Natanael perguntou: — De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Filipe respondeu: — Venha ver!”
Filipe era de Betsaida, assim como André e Pedro. Ele encontrou Natanael e lhe contou sobre Jesus. João chamou Jesus de “Cordeiro de Deus” (Jo 1:29). André disse a Pedro que havia encontrado “o Messias” (Jo 1:41). Mas Filipe menciona Jesus como Aquele sobre quem Moisés e os profetas escreveram e acrescenta o nome “Jesus de Nazaré” (Jo 1:45). A referência a Nazaré desencadeou a forte reação de Natanael.
Natanael tinha preconceitos contra Nazaré. Um rei não viria de tal local. O preconceito cega os olhos, impedindo-os de ver o que as pessoas são. Filipe parece ter reconhecido, talvez a partir de conversas anteriores com Natanael, que o modo adequado de lidar com o preconceito não é o debate, mas convidar a pessoa a experimentar a verdade. Ele disse: “Venha ver” (Jo 1:46). Foi isso que Natanael fez.
7. Leia João 1:47-51. Como Jesus convenceu Natanael de quem Ele era e qual foi a resposta do discípulo?
João 1:47-51 (NAA)2: “47 Jesus viu Natanael se aproximar e disse a respeito dele: — Eis um verdadeiro israelita, em quem não existe fingimento algum! 48 Natanael perguntou a Jesus: — De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: — Antes de Filipe chamá-lo, eu já tinha visto você debaixo da figueira. 49 Então Natanael exclamou: — Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! 50 Ao que Jesus lhe respondeu: — Você crê porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que estas. 51 E acrescentou: — Em verdade, em verdade lhes digo que vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”
O texto bíblico não menciona como Natanael respondeu ao convite de Filipe. No entanto, ele se levantou e foi ver. Sua amizade com Filipe era mais forte do que o preconceito, e sua vida mudaria a partir daquele momento.
Jesus diz palavras bonitas sobre Natanael (Jo 1:47), um grande contraste com o que o próprio Natanael havia dito sobre Jesus (Jo 1:46). O discípulo responde surpreso, porque, afinal, não O conhecia.
Depois Jesus diz que o tinha visto debaixo de uma figueira (Jo 1:48), e essa declaração convence Natanael. Por discernimento divino, Jesus viu Natanael orando, buscando a verdade debaixo daquela árvore (ver Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 102, 103). Natanael então faz uma confissão cheia de entusiasmo, chamando Jesus de Mestre (Rabi), Filho de Deus e Rei de Israel (Jo 1:49). A revelação de um fato aparentemente insignificante levou a uma confissão de fé.
Quarta-feira, 23 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.