O milagre junto ao tanque de Betesda
Lições da Bíblia1:
O próximo sinal que João registra aconteceu junto ao tanque de Betesda (Jo 5:1-9). Acreditava-se que, de vez em quando, um anjo agitava a água e que o primeiro doente a entrar no tanque era curado. Como resultado, os pórticos do tanque ficavam lotados de pessoas que esperavam ser curadas na próxima vez em que isso acontecesse. Jesus foi a Jerusalém e, ao passar perto do tanque, viu a multidão à espera de um milagre.
Que cena deve ter sido! Aquelas pessoas, algumas muito doentes, esperando uma cura que jamais viria. Que oportunidade para Jesus!
3. Visto que as pessoas que estavam junto ao tanque queriam ser curadas, por que Jesus perguntou ao paralítico se ele queria ser curado? Jo 5:1-9
Jo 5:1-9 (NAA)2: “1 Passadas essas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus foi para Jerusalém. 2 Existe ali, junto ao Portão das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pórticos. 3 Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4 [esperando que a água se movesse. Porque um anjo descia de tempos em tempos, agitando-a; e o primeiro a entrar no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. 5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: — Você quer ser curado? 7 O enfermo respondeu: — Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim. 8 Então Jesus lhe disse: — Levante-se, pegue o seu leito e ande. 9 Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar. E aquele dia era sábado.”
Quando alguém está doente há muito tempo, acaba se acostumando com isso e, por mais estranho que pareça, às vezes pode ser perturbador deixar esse problema para trás. Em sua resposta, o homem deu a entender que desejava ser curado. O problema é que estava procurando a cura no lugar errado – enquanto Aquele que criou as pernas humanas estava bem na frente dele. O homem mal sabia quem estava falando com ele. Depois da cura, deve ter começado a compreender que Jesus era Alguém especial.
“Jesus não pediu àquele sofredor que tivesse fé Nele. Disse simplesmente: ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda’ (Jo 5:8). Mas a fé do homem se apoderou daquelas palavras. Cada nervo e músculo vibrou com nova vida, e a energia da saúde encheu os membros paralisados. Sem duvidar, determinou-se a atender à ordem de Cristo, e todos os músculos obedeceram à sua vontade. Colocando-se rapidamente de pé, sentiu-se capaz de realizar todas as suas atividades.
“Jesus não dera nenhuma certeza de auxílio divino a ele. O homem podia ter duvidado, perdendo a única oportunidade de cura. Contudo, acreditou na palavra de Cristo e, agindo de acordo com ela, recebeu força” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 202, 203).
Mais tarde, Jesus disse ao homem no templo: “Olhe, você foi curado. Não peque mais, para que não lhe aconteça coisa pior” (Jo 5:14). Qual é a relação entre doença e pecado? Por que nem todas as doenças são resultado de pecados específicos?
Terça-feira, 01 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.